Mutirão de regularização ambiental promovido pela Semas beneficia mais de 430 pessoas em Mojuí dos Campos e Belterra
Foram validados 392 CARs, o que resultou na regularização de 30,7 mil hectares

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio do Programa Regulariza Pará, concluiu esta semana mutirões de atendimento para análise, validação e entrega de Cadastros Ambientais Rurais (CAR) nos municípios de Mojuí dos Campos e Belterra, no oeste do Pará.
As ações conjuntas beneficiaram 437 posses/propriedades rurais, sendo 208 homens e 84 mulheres em Mojuí dos Campos e 97 homens e 48 mulheres em Belterra. No total, os mutirões abrangeram uma área de mais de 34,1 mil hectares. Foram validados 392 CARs, o que resultou na regularização de 30,7 mil hectares.
Em Mojuí dos Campos, os atendimentos ocorreram nos dias 14 e 15 de abril, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, com o apoio da Prefeitura Municipal e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater). Já em Belterra, o mutirão foi realizado no dia 16 de abril, na Câmara Municipal, também com o apoio da Prefeitura local, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e da equipe da EMATER.
Josefa Souza, agricultora do município de Belterra, foi uma das beneficiárias do mutirão, recebendo atendimentos para a regularização da sua propriedade. “Viemos fazer uma retificação aqui do nosso CAR, com esse programa que o governo do Pará está oferecendo aos agricultores. Fomos bem atendidos, tivemos as informações que precisávamos e também sobre o Floresta Mais. Foi muito positivo, também tivemos atendimentos sobre o CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar) e a gente tá aqui pra agradecer por mais esse incentivo, esse programa que está chegando até a população”

Hernan Barrantes, técnico em Gestão de Meio Ambiente, destacou a importância das parcerias para o sucesso das ações. “A colaboração com as prefeituras, sindicatos e a EMATER foi essencial. Os atendimentos individualizados tornaram o processo mais eficiente, possibilitando esclarecimentos detalhados sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e contribuindo diretamente para a regularização ambiental das propriedades rurais”, afirmou.
Felipe Hermes, agricultor e engenheiro agrônomo do município de Mojuí dos Campos, enfatizou que o mutirão ajuda os agricultores a fortalecer a comercialização de seus produtos. “A gente agradece a disponibilidade dos técnicos da Semas e dos técnicos do estado em disponibilizar e trazer a regularização ambiental pra essa região, mostrando que o agricultor hoje está fazendo o seu papel com a regularização das suas prioridades para poder comercializar os seus produtos para o Brasil e para o mundo”, disse.

Além dos serviços de inscrição, análise, validação e entrega de certificados, os mutirões contaram com o apoio do programa Floresta Mais Amazônia, que oferece incentivos financeiros aos pequenos produtores rurais por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). A iniciativa visa beneficiar agricultores familiares em diferentes estágios de regularização no CAR com benefícios financeiros por serviços de conservação do meio ambiente.
Dos nove estados da Amazônia Legal, o Pará é o que possui mais beneficiários. Os pagamentos são anuais já ocorreram em 2022, 2023 e 2024, somam 2.075 hectares e R$ 2,1 milhões.
As inscrições para o Floresta+ Amazônia seguem abertas até 30 de junho de 2025.