Hospital da Mulher do Pará registra mais de 2,6 mil consultas
A unidade atende diversas especialidades médicas para o cuidado especializado à mulher
Em pouco menos de dois meses de funcionamento, o Hospital da Mulher do Pará já contabiliza mais de 2,6 mil consultas, consolidando-se como uma referência estadual na oferta de serviços exclusivos voltados à saúde feminina. Os atendimentos abrangem diversas especialidades médicas, como ginecologia, mastologia, cirurgia geral, vascular, urologia, gastroenterologia, neurologia e pneumologia.

Segundo Bianca Almeida, coordenadora do serviço ambulatorial da unidade, o cuidado humanizado é uma das principais marcas do hospital.
"O intuito no ambulatório é garantir a humanização nas consultas por meio do acolhimento, do cuidado e do respeito à dignidade dessas mulheres. Toda a equipe trabalha para que elas recebam uma assistência integral — desde a consulta até o encaminhamento para exames e, se necessário, procedimentos cirúrgicos", explicou.
Ainda de acordo com Bianca, a proposta é ampliar os atendimentos, incluindo o suporte de uma equipe multiprofissional.
"Estamos expandindo o atendimento com profissionais como nutricionistas e fisioterapeutas para garantir um acompanhamento mais completo. E é muito recompensador ver o retorno das pacientes. É gratificante escutar cada agradecimento, sentir cada abraço, ver o sorriso, o olhar satisfeito de quem sai daqui animada porque vai conseguir fazer o exame ou a cirurgia que tanto esperava. Isso faz toda a diferença no nosso trabalho", afirmou emocionada.
A atendida Marta Saraiva, de 56 anos, compartilhou a experiência ao ser atendida por uma cardiologista da unidade. Ela e a filha foram encaminhadas por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e, segundo ela, o hospital foi um alívio em meio a tantas dificuldades.

"Sempre dependi do SUS, e tem lugar em que a gente simplesmente não consegue atendimento. Minha filha se informou e descobrimos esse hospital, que é seguro, tem boas referências e tudo que a mulher precisa para se cuidar. Já faz um ano que comecei a sentir meu coração acelerar, mesmo deitada. Fico com medo, porque hoje em dia qualquer pessoa pode sofrer um infarto. Mas agora estou aqui e vou ser acompanhada", comemorou.
O ambulatório do Hospital da Mulher do Pará funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, mediante encaminhamento médico. Os atendimentos realizados desde a abertura reforçam a importância de uma unidade especializada na saúde da mulher, promovendo mais qualidade de vida para as paraenses.
Serviço: Para ser atendida no Hospital da Mulher, a paciente deve inicialmente buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou outra unidade de saúde no município onde reside, ou na região mais próxima, além do encaminhamento médico das Usinas da Paz.
Caso um especialista identifique a necessidade de um atendimento de maior complexidade, o pedido de encaminhamento é enviado para a Central de Regulação do estado (CER), que é via Sistema Estadual de Regulação (SER) e verifica a disponibilidade de vaga e direciona a paciente para o local adequado. O Hospital da Mulher do Pará está localizado na Av. Gentil Bittencourt, n° 2175. Bairro: São Brás.