Especialista do HRPM destaca serviço de fonoaudiologia e aborda distúrbios da voz
No último ano, o hospital contabilizou 10.825 sessões de fonoaudiologia
Celebrado nesta quarta-feira (16), o Dia Mundial da Voz reforça a importância dos cuidados com a saúde vocal, essencial para a comunicação e diretamente ligada à qualidade de vida. Nesse contexto, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, destaca o papel fundamental do serviço de Fonoaudiologia na avaliação, prevenção e reabilitação de distúrbios da voz. Somente no primeiro trimestre deste ano, o setor já registrou cerca de 2 mil atendimentos, demonstrando sua relevância na assistência hospitalar e na atuação integrada com a equipe multiprofissional da unidade.
O serviço de Fonoaudiologia é especialmente necessário em casos que envolvem intubação, cirurgias na região da cabeça e pescoço, ou ainda em condições neurológicas que afetam a fala e a deglutição. Elivelton Oliveira, fonoaudiólogo do HRPM, explica que a voz é o som produzido pela vibração das pregas vocais localizadas na laringe, região do pescoço.
“As alterações vocais, geralmente, estão relacionadas a maus hábitos, como o uso excessivo da voz, além de fatores como o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas”, explica o especialista. Elivelton também faz um alerta importante: se houver rouquidão ou qualquer alteração vocal persistente por mais de 14 dias, é fundamental procurar um fonoaudiólogo para investigar e evitar o agravamento do quadro.
Aprovação – Acompanhando seu bebê prematuro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do HRPM, Felipe Gama Vinagre, de 19 anos, faz questão de elogiar o atendimento recebido na unidade. Ele destaca o acolhimento da equipe e a importância do acompanhamento fonoaudiológico.
“O atendimento é muito bom. O fonoaudiólogo nos orientou sobre como manusear a sonda e ensinou minha esposa sobre a melhor forma de posicionar o bebê para a amamentação. O atendimento é humanizado, somos bem acolhidos e percebemos o cuidado da equipe. O fonoaudiólogo foi essencial, porque nos trouxe conhecimento para cuidar melhor do nosso filho”, afirmou Felipe, emocionado.
Dados – Entre janeiro e março de 2025, o HRPM realizou 1.991 atendimentos na área de Fonoaudiologia. Já em 2024, foram contabilizadas 10.825 sessões ao longo do ano.
O HRPM integra a rede pública de saúde do Governo do Pará e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade oferece assistência de média e alta complexidade a mais de 325 mil habitantes da região sudoeste do Marajó, que compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS): Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. O Hospital Regional Público do Marajó está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves.
Texto: Pedro Amorim