Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABASTECIMENTO NA SEMANA SANTA

Feira do Pescado oferece preços convidativos até 14h de hoje em Belém e mais 60 cidades

Consumidores têm a oportunidade de garantir o almoço saudável e nutritivo da Sexta-feira Santa com variedade e qualidade de peixes e mariscos

Por Ronan Frias (SECOM)
17/04/2025 12h17

Os consumidores têm até às 14h de hoje (17) para adquirir opções saudáveis e nutritivas para o almoço, na tradicional Feira do Pescado. O evento, que ocorre em Belém e em mais de 60 municípios do Pará, é uma excelente oportunidade para quem busca pescado fresco a preços acessíveis, especialmente durante o período da Semana Santa.

“Estamos proporcionando, através da estratégia da Feira de Pescados, uma parceria com os produtores locais para fornecer alimentos de boa qualidade a um preço justo”, destaca o governador Helder Barbalho. Para ele, o evento vai além de uma simples feira: é uma forma de fortalecer a economia local. “Com isso, garantimos emprego, renda e alimento na mesa das pessoas”, completa o governador.

Em Belém, a feira conta com oito pontos de venda, ampliando a oferta com a inclusão de mais quatro locais além dos já anunciados. As feiras estão estrategicamente localizadas para facilitar o acesso da população. Os consumidores podem encontrar peixes como piramutaba, gó, e douradinha, além de frutos do mar, como camarão e ostras oriundas de reservas extrativistas. A oferta de caranguejo também é um destaque, especialmente na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, e no Centur, bairro de Nazaré.

Nesta quinta-feira, o aposentado Edivaldo da Silva Santos foi à feira para comprar caranguejo. Ele compartilhou sua satisfação frente aos preços e a qualidade do produto encontrado. "Olha, está excelente, maravilhoso. Na terra firme, o caranguejo estava a R$ 5,00 a unidade. Aqui, está por R$ 3,50, bem melhor", comentou.

Edivaldo destacou: “o governo está de parabéns. A qualidade do caranguejo está ótima, e o preço é justo. Com certeza, vou levar o meu para hoje”, finalizou.

A expectativa deste ano é a comercialização de aproximadamente 250 toneladas de pescado apenas em Belém. A ação busca atender a demanda crescente durante a Semana Santa, quando o consumo de pescado aumenta significativamente.

Os produtos disponíveis na feira são provenientes de modalidades de cultivo sustentável, preservando os recursos naturais e valorizando os produtores locais. Além do pescado, os consumidores podem adquirir produtos oferecidos pela aquicultura familiar, que garante um alimento saudável.

A feira proporciona acesso a alimentos frescos e a preços justos, mas também incentiva a economia local, promovendo a atividade pesqueira como uma ferramenta de desenvolvimento social. Todos os pontos de vendas contam com uma diversidade de peixes e frutos do mar que atendem às necessidades de diferentes paladares.

Veja o endereço dos pontos da Feira do Pescado em Belém:

1. Usina da Paz no Guamá - Avenida Bernardo Sayão, nº 4783 – Guamá
2. Sede da Seduc- Rodovia Augusto Montenegro, KM-10
3. Aldeia Amazônica - Avenida Pedro Miranda, s/n - Pedreira
4. Centur- Avenida Gentil Bitencourt, 650 - Nazaré
5. Mar Frios - Avenida Romulo Maiorana, nº 231, em frente à feira da 25 - Marco
6. Mar Frios - Avenida Roberto Camelier (esquina com a Rua dos Caripunas) - Batista Campos
7. Kennedy Mariscos - Feira da  25 de Setembro, complexo 2 - Avenida Romulo Maiorana
8. Gilson Mariscos - Travessa Chico, nº 5, entre Transmangueirão e São João - Mangueirão
Em Ananindeua
Usina da Paz do Icuí – Estrada do Icuí-Guajará, esquina com a Avenida Independência