Em Barcarena, Governo do Pará entrega rabetas para locomoção aos Agentes Comunitários de Saúde
A ação visa oferecer melhores condições de locomoção em comunidades ribeirinhas e de difícil acesso, ampliando a capacidade de atendimento

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), entregou nessa quarta-feira (16), 40 rabetas (motores de popa acoplados a pequenas embarcações) destinadas ao fortalecimento da atenção básica de saúde no município de Barcarena, nordeste paraense. A ação visa oferecer melhores condições de locomoção aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam em comunidades ribeirinhas e de difícil acesso, ampliando a capacidade de atendimento e acompanhamento das famílias que vivem nessas regiões.
Giovanni Queiroz, Secretário da Sedap afirma que além dessas 40 rabetas entregues hoje, outras chegarão e serão entregues em breve, como uma forma de estimular o trabalho desses agentes e favorecer os ribeirinhos que vivem disso.

Para a agente comunitária de saúde, Maria do Socorro Marques, seu trabalho é uma parte do SUS chegando nas comunidades, e um trabalho muito significante para a saúde do povo brasileiro. "Na minha infância, não existia esse acesso mais fácil a saúde. Hoje, muitas coisas mudaram por conta desse programa que foi criado. Ele virou uma ponte entre as comunidades e o acesso ao sistema de saúde. Essa entrega significa uma melhoria na qualidade do transporte. Estávamos esperando isso há anos".
A iniciativa integra as ações do Governo do Estado para promover acessibilidade e dignidade aos profissionais de saúde que atuam nas regiões mais distantes, além de garantir que os serviços cheguem de forma mais rápida e eficiente às populações tradicionais.

As embarcações serão incorporadas à frota da Secretaria Municipal de Saúde de Barcarena, que ficará responsável pela distribuição e manutenção dos equipamentos, em articulação com as unidades de saúde da zona rural e fluvial.