Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Secretário de Saúde detalha a prefeitos investimentos na saúde do Estado

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/09/2015 18h44

Os investimentos voltados para a área da saúde no Estado foram apresentados pelo secretário de Estado de Saúde Pública, Vítor Mateus, durante sessão especial na Assembleia Legislativa do Pará nesta quarta-feira (16), com a presença de prefeitos, parlamentares, lideranças e secretários estaduais. A plenária, que reuniu mais de 40 prefeitos, foi convocada pela Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás e Federação dos Municípios do Pará (Famap) e faz parte de uma mobilização nacional em decorrência do cenário da crise econômica. No âmbito estadual, foram discutidos assuntos referentes aos recursos destinados aos municípios paraenses.

Vitor Mateus disse que o Governo do Pará vem envidando esforços para contribuir de forma sistemática com os financiamentos relacionados à saúde nos municípios, destacando que a contrapartida do Estado engloba os cinco componentes: atenção básica, assistência farmacêutica, vigilância sanitária, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Unidades de Pronto-Atendimento (UPA).

“Estamos há dois meses em negociação com o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) para equacionar o repasse da contrapartida do Estado para os municípios relacionados a esses cinco componentes, inclusive já encaminhamos a proposta aos gestores municipais”, afirmou o titular da Sespa, que ressaltou a ampliação dos serviços no Estado nos últimos quatro anos.

Segundo o secretário, o Governo do Pará tem como foco a reestruturação da regionalização para dar resposta à saúde pública do Estado. Nesse sentido, os hospitais regionais têm função importante em cada uma das localidades estratégicas onde são instalados. “A mesma coisa já ocorrera no primeiro governo de Simão Jatene (2003-2006), quando foram construídos cinco hospitais regionais: Metropolitano, Santarém, Marabá, Redenção e Altamira”, informou.
A segunda gestão contemplou a construção do Hospital Regional de Itaituba, do Hospital Galileu e do Hospital Oncológico Infantil, a conclusão da Nova Santa Casa, a aquisição e reforma do Hospital Jean Bitar e a reconstrução do Abelardo Santos – que ainda está em andamento –, além da ampliação dos hospitais regionais de Marabá e Santarém. Além desses, o Oncológico Infantil do Ophir Loyola, que inaugura este ano, terá 130 leitos especializados no tratamento do câncer em crianças e jovens.

Também houve grande avanço na requalificação de hospitais municipais, que está viabilizando obras de construção, reforma e ampliação de hospitais de pequeno porte, assim como a aquisição de equipamentos, para que atendimentos de média complexidade possam ser realizados nos próprios municípios. No Hospital de Tucuruí foi implantada uma Unidade de Tratamento de Câncer semelhante à do Barros Barreto, em Belém, que será inaugurada este ano. Em Abaetetuba, Afuá, Bagre, Barcarena, Ipixuna do Pará e São Domingos do Capim, os hospitais foram reformados, alguns deles ainda em obras.

Nesse sentido, também estão em andamento as obras dos Hospitais Municipais de Afuá, Abaetetuba, São Félix do Xingu, Barcarena e Ipixuna do Pará. Foi também aprovado o início das obras do hospital regional de Castanhal. Após a sessão, os prefeitos foram recebidos pelo governador Simão Jatene. Durante a reunião, com a presença de Vitor Mateus, foi acordada a proposta que contempla o Programa de Atenção Básica.

“Nesse componente tivemos posicionamentos favoráveis por parte da maioria e, contudo, foi aprovada. Com o aval de todos, imediatamente assinamos o documento que será formalizado com a publicação da normativa para os repasses na próxima sexta-feira”, disse o secretário Vitor Mateus.