Secretaria de Justiça do Pará completa 123 anos de serviços à população
História e servidores da instituição foram homenageados em sessão solene na Assembleia Legislativa

Para celebrar seus 123 anos de atuação na promoção da ordem jurídica e garantia dos direitos constitucionais, a Secretaria de Estado de Justiça (Seju) foi homenageada nesta quarta (16), em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Pará, em Belém. Na ocasião, houve homenagem a servidores com mais tempo de trabalho no órgão.

O titular da Seju, Evandro Garla, agradeceu a todas as pessoas e instituições que colaboraram para o trabalho da Secretaria. “É uma alegria, e também uma responsabilidade muito grande. Em 123 anos, é claro que muitos servidores já passaram pela casa para cumprir essa vocação. Por isso, parabenizo todos que fazem parte dessa história porque, independente das diferenças, trabalharam para promover o acesso à Justiça, principalmente para aqueles em situação de vulnerabilidade”, destacou o secretário.
Evandro Garla lembrou ainda que o trabalho da instituição dialoga com diferentes áreas na promoção da cidadania à população. “Trabalhamos com emissão de documentos, mas também com prevenção ao uso de drogas e na defesa do direito do consumidor. Criamos uma coordenadoria para tratar dos direitos de pescadores e ribeirinhos, e temos a atuação dos Núcleos Regionais, situados em diferentes regiões do Estado, para desempenhar a função da Seju por todo o Pará”, enfatizou.

Homenagem - Durante a sessão, os servidores que trabalham há mais tempo na Seju receberam certificado de reconhecimento aos serviços prestados. “Estou há 16 anos na casa. Aprendi o quanto políticas públicas são necessárias para garantir os direitos das crianças, das mulheres, dos migrantes e de outros grupos da população. Nós somos a memória desta Secretaria, e podemos dizer a importância que ela tem para o exercício da cidadania. Parabéns para todos nós, e que o trabalho continue!”, afirmou Simone Silva, que representou os servidores na mesa oficial.

Criada pelo Decreto nº 996, de 16 de abril de 1902, a Secretaria de Justiça passou por diferentes denominações, mas sua atuação sempre esteve ligada à ordem jurídica do Estado do Pará. Em 2024, o órgão realizou mais de 124 mil atendimentos nas áreas de cidadania, prevenção às drogas e proteção a direitos fundamentais.