Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Seap inscreve para curso de Padronização de Procedimentos Operacionais até dia 30

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) quer aprimorar as práticas administrativas e operacionais dos policiais penais no sistema penal

Por Caroline Rocha (SECOM)
16/04/2025 10h54

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) inscreve, até o dia 30 deste mês de abril, para a 1ª turma de 2025 do Curso de Padronização de Procedimentos Operacionais (CPPO). O curso, em regime de internato, será realizado de 5 a 21 de maio, no Centro de Instruções Especializadas (Ciesp), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel.

As informações sobre o conteúdo programático do curso constam no edital disponível no site da Seap: https://seap.pa.gov.br. O planejamento do curso é uma realização da Escola de Administração Penitenciária (EAP), e o corpo docente vai ser composto por profissionais da própria secretaria,  informa o diretor da EAP, Paulo Cunha.

“Os instrutores fazem parte do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), e servidores que atuam nas Unidades Penitenciárias de Segurança Máxima, além de diretores de unidades convidados. O Secretário Adjunto de Gestão Operacional, Ringo Alex Frias, ministrará a disciplina de Procedimentos Operacionais”, informa o diretor.

De acordo com o diretor, o curso terá a duração de 15 dias e todas as despesas relacionadas aos custos de alimentação, transporte e pousada serão custeadas pelos próprios alunos, sem custos para o governo estadual. 

Paulo Cunha destaca que o curso abrange disciplinas teóricas e práticas, incluindo os conteúdos administrativos: Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Prisão e da Pena, Lei de Execução Penal, Relações Interpessoais e Ética Profissional, Rotinas Administrativas e Prontuários de Atendimento Técnico-Jurídico.

Também há os conteúdos operacionais: Uso Seletivo da Força, Segurança Penitenciária, Procedimentos de Custódia, Gerenciamento de Crise, Imobilização Tática, Técnicas de Algemação, Tonfa (Bastão PR-24), Noções de Comportamento Defensivo, Escolta, Intervenção, Armamento e Tiro.

“Esta é a primeira turma do ano. A próxima está prevista para junho de 2025, com período de realização entre 09 e 25 de junho de 2025. Novas edições poderão ser abertas conforme demanda e disponibilidade institucional”, afirma Paulo Cunha.

O diretor da EAP enfatiza a importância da capacitação. “O Curso de Padronização de Procedimentos Operacionais (CPPO) foi desenvolvido para capacitar e uniformizar as práticas dos policiais penais, garantindo maior eficiência, segurança e alinhamento técnico nas unidades prisionais", disse. 

"A formação abrange conhecimentos essenciais para o desempenho diário, fortalecendo tanto a atuação operacional quanto a conduta ético-profissional, contribuindo diretamente para a excelência do sistema penitenciário”, conclui Cunha.

Em 2024, a Seap promoveu a certificação de 268 policiais penais aprovados no CPPO. As instruções ocorreram no Ciesp e no município de Marabá, e tiveram a participação de servidores lotados em unidades de outros municípios, como Abaetetuba, Ananindeua, Bragança, Breves, Capanema, Itaituba, Marituba, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Tomé-Açu e Vitória do Xingu.

Serviço:

A inscrição deverá ser feita de forma on-line. O endereço eletrônico para inscrição é o: https://forms.gle/6HkDAE1ArpN6bU528. Em caso de dúvidas, o candidato deve procurar a Coordenação de Apoio Pedagógico, nos telefones: (91) 3284-9984 / (91) 98897-1119 / (91) 98897-1344.

Texto de Márcio Sousa  / Ascom Seap