Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONHECIMENTO

Palestra sobre educação ambiental para estudantes aborda descarte e consumo consciente

Realizada pela Semas, a programação, direcionada a alunos do 5° ano da Escola Estadual Alexandre Nicomedes da Cunha, enfatizou o compromisso com o meio ambiente

Por Ascom (Governo do Pará)
15/04/2025 18h12

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou, nesta terça-feira (15), palestra sobre educação ambiental para os alunos do 5° ano da Escola Estadual Alexandre Nicomedes da Cunha, no bairro da Cabanagem, em Belém. A ação teve o objetivo de explicar sobre descarte correto de resíduos, consumo consciente e importância da educação ambiental.

“Essa palestra faz parte de um conjunto de ações que disponibilizamos para a escola. A parceria da Semas ocorre anualmente, e tem sido muito produtiva e positiva para a escola, com resultados no cotidiano da comunidade. As crianças já atuam de forma consciente, replicam o aprendizado na comunidade, por meio de um conjunto de práticas e ações educativas que visam sensibilizar, conscientizar e mobilizar a sociedade para a defesa do meio ambiente”, enfatiza a coordenadora de Educação Ambiental da Semas, Andreia Monteiro.

O evento abordou práticas e ações educativas para sensibilizar, conscientizar e mobilizar a sociedade

Essas ações são essenciais para a gestão do meio ambiente no Pará, ajudando a compreender os processos que auxiliam o indivíduo e a coletividade na construção de valores voltados para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum, importantes para a promoção da qualidade de vida e a sustentabilidade.

Público multiplicador - Solange Trindade, professora do 5° ano, explicou a importância da palestra para o aprendizado dos alunos sobre educação ambiental. “O que está acontecendo atualmente no nosso planeta é bem relevante, principalmente quando se trata de crianças, porque elas se tornam multiplicadoras desses ensinamentos. Ao chegar em casa, irão repassar tudo que eles aprenderam hoje, principalmente no ano em que a nossa cidade vai sediar a COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas). Eles precisam ser inseridos nos temas para se tornarem multiplicadores de todo esse aprendizado”, completou a professora.

O evento foi realizado por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), da Semas, que também foi responsável pela oficina de reaproveitamento de resíduos e geração de renda, realizada na Usina da Paz Cabanagem, no início de abril, quando foram ensinadas técnicas para fabricação de sabão caseiro, a partir da reutilização do óleo de cozinha; ecobijuterias e embalagens sustentáveis.

Texto: Vinicius Silva - Ascom/Semas