Concerto ao ar livre marca reabertura do prédio da OAB-PA
O Velho Casarão do Largo da Trindade, patrimônio histórico de Belém e símbolo da cultura jurídica no Pará, foi reinaugurado na noite desta quarta-feira (16), após uma reforma que preservou as linhas originais, mas lhe deu mais funcionalidade para abrigar a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção Pará. O naipe de autoridades presentes ao evento revela a importância da OAB-PA para a sociedade.
O governador Simão Jatene, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcio Miranda, e os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado (TJE) Luzia Nadja Nascimento e Luiz Gonzaga Neto, entre outras autoridades, foram recebidos pelo presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, que os conduziu numa visita por todo o prédio reformado.
A solenidade de inauguração do prédio centenário foi aberta pelos acordes de Beethoven, conduzidos pela Orquestra Jovem Vale Música, cuja performance e o repertório precioso emocionaram a plateia, acomodada em torno de um palco montado no Largo da Trindade.
Iluminado especialmente para o evento, sobressaiu-se nas paredes do Velho Casarão a cor azul em tom original que lhe foi devolvida após ser descoberta em perícia técnica encomendada pela OAB. Mais bonito, muito mais funcional e com a importância já consagrada na carne viva da memória, o Velho Casarão está pronto para testemunhar os próximos capítulos da história escrita pelos homens do Direito no Pará.