Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CELEBRAÇÃO

Unidade referência educacional para deficientes visuais celebra 70 anos

Com um legado de transformação e acolhimento, a instituição celebra sua trajetória, apoiada pela Seduc, na construção de uma educação cada vez mais inclusiva

Por Bianca Rodrigues (SEDUC)
15/04/2025 16h39
Foto: Divulgação

Referência na educação de pessoas com deficiência visual no Pará, a Unidade Educacional Especializada (Uees) José Álvares de Azevedo celebra 70 anos de atuação, com uma trajetória marcada pela inclusão, acolhimento e transformação de vidas por meio do ensino. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Educação Especial (Coees), contribui para essa jornada, promovendo ações e políticas públicas voltadas à educação inclusiva.

Sarah Peixoto, estudante
Sarah Peixoto, estudante
Foto: Divulgação

Fundada para garantir o acesso à educação a pessoas com deficiência visual, a instituição formou diversas gerações de alunos ao longo destas sete décadas de existência, contribuindo significativamente para a autonomia e inserção social desses estudantes. Atualmente, a Uees atende, em média, 260 alunos – cegos, com baixa visão e/ou outras comorbidades.

"Sim, eu estou feliz aqui, gosto muito daqui, devido aos professores, dos meus colegas, amigos, na verdade. E é um local onde aprendo muito", destaca Sarah Peixoto, 13 anos, estudante da Escola Regular Clube Mães Santa Rita de Cássia.

A Uees oferece atendimento educacional especializado, com recursos e profissionais capacitados para atender às necessidades específicas dos estudantes. Além do ensino formal, a instituição também promove atividades voltadas à reabilitação, desenvolvimento de habilidades e integração social. Um dos recursos utilizados nas aulas são os gráficos adaptados com efeito de relevo, que os alunos podem tatear e utilizar, tanto para os de baixa visão quanto para os estudantes cegos.

Luiz Motta, professor de Geografia
Luiz Motta, professor de Geografia
Foto: Divulgação

"Tenho 22 anos de trabalho aqui na escola, e é gratificante porque conseguimos contribuir para que nossos alunos com deficiência visual acompanhem os colegas do ensino regular. Eles têm acesso a materiais adaptados, como ferramentas de ampliação de textos, materiais em relevo e mapas, para poderem ter uma percepção mais completa", conta Luiz Motta, professor de Geografia.

Foto: Divulgação

Comemoração - Para celebrar essa importante data, uma programação especial foi preparada, com muita música, relatos sobre a história da unidade e experiências de estudantes. Além disso, foi organizada uma exposição maravilhosa intitulada "Exposição 70 anos de Luz", com fotos e artes.

"É de grande importância estar participando hoje da comemoração dos 70 anos de Luz. Esse é o nome da exposição da unidade especializada José Álvares de Azevedo. A exposição soma muito à inclusão, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos com deficiência na rede estadual de ensino. Este local é uma referência e continuará exibindo os trabalhos dos alunos até o final deste mês de abril", disse Denise Corrêa, coordenadora de Educação Especial da Seduc.

Foto: Divulgação

Mais do que uma celebração, os 70 anos da unidade representam a continuidade de um projeto educacional que acredita no potencial de cada estudante e trabalha para romper as barreiras ainda presentes na sociedade. A escola segue como exemplo de dedicação e inclusão, fortalecendo, todos os dias, o papel transformador da educação.