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Com música, inclusão e emoção, Uepa acolhe calouros 2025 em Aula Magna memorável

Evento reuniu reitoria, professores, estudantes e artistas para celebrar o início da jornada acadêmica com incentivo, diversidade e compromisso social

Por Marília Jardim (UEPA)
15/04/2025 15h20
Gestão superior com os novos alunos

Música, acolhimento e palavras de incentivo marcaram a Aula Magna dos calouros 2025 da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realizada nesta terça-feira, 15, em Belém, com transmissão ao vivo para todos os campi do estado. O evento celebrou o início da jornada acadêmica de centenas de estudantes, reunindo reitoria, pró-reitorias e alunos em um momento simbólico de integração e boas-vindas.

Enzo, calouro de Engenharia Florestal, aproveito a Aula Magna

Enzo Yuri, ingressante no curso de Engenharia Ambiental no campus XXII, em Ananindeua, compartilhou a empolgação com a nova fase. Morador da cidade, ele destacou a proximidade e a qualidade da instituição como fatores determinantes para sua escolha. “Escolhi a Uepa porque é uma boa universidade e o campus é perto de casa”, afirmou. Sobre a Aula Magna, completou: “Eu achei muito daora, gostei da dinâmica e tá tudo muito animado”.

Durante a cerimônia, os pró-reitores Carlos Capela (Gestão e Planejamento), Vera Palácios (Extensão), Jofre Freitas (Pós-graduação e Pesquisa) e Ednalvo Campos (Graduação) deram as boas-vindas aos calouros, incentivando o envolvimento acadêmico e o compromisso com a trajetória universitária nos próximos anos.

Um dos destaques da manhã foi a entrega da medalha Fernando Guilhon ao estudante Gabriel Alencar, primeiro colocado geral no Processo Seletivo 2025 da Uepa, celebrando o mérito e a dedicação dos novos ingressantes.

A vice-reitora Ilma Pastana ressaltou o papel singular da Uepa na oferta de cursos exclusivos na rede pública de ensino superior do estado, como Engenharia de Software, Ciências da Religião, Secretariado Executivo Trilíngue, Saúde Coletiva e Licenciatura Intercultural Indígena. “A Universidade do Estado do Pará tem essa característica de trazer essa demanda que o povo do Pará precisa”, afirmou. Ela também destacou a política de inclusão, mencionando a reserva de vagas para Pessoas com Deficiência (PcD) no processo seletivo deste ano.

Encerrando a solenidade, o reitor Clay Chagas compartilhou sua alegria por mais um momento simbólico de reencontro com os estudantes. “É um dia muito especial”, declarou, lembrando que a realização da Aula Magna foi retomada no ano passado como uma forma de acolher coletivamente os novos alunos. “Esse momento é quando a gente pode congregar com todos os nossos alunos que entraram na universidade”.

Em sua fala, o reitor reforçou a importância das conquistas individuais dos estudantes, valorizando o esforço de cada um. “Eu queria dizer para vocês que todos vocês, todos vocês, são o primeiro lugar para a gente. Todos vocês são vencedores e todo mundo sabe um pouco da história que nos levou a chegar nesse momento nessa universidade. Todos são vencedores, todos chegaram por mérito. A gente, uma hora ou outra, contribui e ajuda, mas o mérito é todo de vocês”.

Entre a sala de aula e o palco

Félix Robatto, músico consagrado na cena paraense e criador da festa Lambateria, voltou à Uepa — e não apenas como uma das atrações da recepção aos calouros. Desta vez, ele é também calouro do curso de Música. Mais de 20 anos após sua primeira passagem pela instituição, retorna com uma nova perspectiva e o desejo de concluir a graduação que marcou o início de sua trajetória artística. “A minha posição como artista regional deve muito à Uepa. Foi aqui que desenvolvi um projeto de iniciação científica que deu origem à banda La Pupuña. Aquilo despertou meu lado mais autêntico como artista”, relembra.

Na época, o envolvimento com a música o levou a interromper os estudos. Agora, ele retorna com uma cabeça mais madura e planos que vão além da graduação. “Essa volta é um gesto de gratidão. Mesmo começando do zero, estou muito feliz. O curso está diferente, mais atualizado, e eu também. Agora, quero integrar minha pesquisa artística à pesquisa acadêmica. Vim para ficar, talvez até para encarar um mestrado”, afirma o músico.

Além de Félix, o cantor Pinduca também animou os presentes com a tradicional marchinha do vestibular — que não poderia faltar — e outros sucessos do carimbó paraense.

A sala sensorial e o compromisso com a inclusão

Durante a Aula Magna, a Uepa também deu um passo importante no fortalecimento das políticas de inclusão ao montar uma sala sensorial e formar uma equipe multidisciplinar de acessibilidade. A iniciativa teve como objetivo garantir que todos os calouros, independentemente de suas condições, pudessem participar integralmente do evento de recepção.

Professora Scheilla Abbud destaca atividades de inclusão da universidade

“Além da organização da sala sensorial, tivemos a preocupação de compor uma equipe de acessibilidade”, explica a professora Scheilla Abbud, diretora da Diretoria de Inclusão e Políticas Estudantis (Dinpes). “Temos intérpretes de Libras para os alunos surdos, especialistas em deficiência visual para descrição do espaço e orientação, além de alunos estagiários dos cursos de Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia, Letras Libras e Pedagogia”.

Os estudantes que integram essa equipe passaram por um treinamento específico, realizado em parceria com a professora Débora Campos Folha, do CCBS. “Foi um preparo importante para poderem atuar com responsabilidade e sensibilidade durante todo o evento. Esse é um compromisso que a Uepa vem fortalecendo: garantir que todos os nossos alunos tenham acesso pleno às atividades acadêmicas e institucionais”, finaliza Scheilla.

Em 2025, a Uepa realizou quatro chamadas subsequentes do Prosel 2025, além de duas chamadas para o Processo Seletivo Específico para Quilombolas e Indígenas e uma chamada para os Processos Seletivos Específicos para os cursos de Música e Letras-Libras. Para este ano, foram ofertadas 3.708 vagas, mais 94 vagas adicionais reservadas para Pessoas com Deficiência (PcD), distribuídas em 94 cursos ofertados em Belém e mais 22 municípios de 11 das 12 regiões de integração do Pará, preenchidas por quase 75% de estudantes oriundos de escolas públicas.