Ação ambiental leva entrega de mudas e reforça potencial ecoturístico na comunidade do Araraquara, em Soure
A iniciativa foi coordenada pelo Escritório Regional do Marajó Oriental (Soure), vinculado ao Ideflor-Bio, em parceria com a Prefeitura de Soure

A comunidade do Araraquara, localizada na área rural do município de Soure, no Arquipélago do Marajó, recebeu uma ação especial de entrega de mudas com foco na sustentabilidade, na preservação ambiental e na promoção do reflorestamento. A iniciativa foi coordenada pelo Escritório Regional do Marajó Oriental (Soure), vinculado ao Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), em parceria com a Prefeitura.
Com a proposta de recuperar áreas degradadas e fortalecer a cobertura vegetal dos campos naturais do Marajó Oriental, foram distribuídas mudas de espécies nativas e frutíferas, como açaí (270 mudas da variedade RBS pai d’égua), cacau (162), cupuaçu (40) e ipê-rosa (39). As mudas foram entregues diretamente em propriedades da área rural, estimulando o uso sustentável dos recursos naturais pelas comunidades locais.

Além da entrega das mudas, a programação contou com atividades de educação ambiental e ações integradas das secretarias municipais de Saúde, Educação, Trabalho, Promoção e Assistência Social. A gerente do Escritório Regional do Marajó Oriental (Soure), Osiane Barbosa, destacou a importância da articulação entre diferentes órgãos como forma de fortalecer a consciência ambiental nas áreas rurais. "A ação realizada em conjunto com a Prefeitura de Soure, que mobilizou suas equipes das áreas de saúde e educação, mostra o compromisso coletivo com o futuro sustentável da nossa região", afirmou.

Realizado de forma estratégica, o evento contou com a realização de uma análise preliminar do potencial da área para o desenvolvimento de atividades de ecoturismo, com ênfase na conservação de quelônios e na valorização dos recursos naturais e culturais locais. A diversidade da fauna e da flora marajoara foi um dos pontos observados durante a visita técnica.

Ecoturismo - Presente na ação, o gerente da Região Administrativa de Belém e diretor-presidente da Rede Brasileira de Trilhas, Júlio Meyer, ressaltou a vocação natural do local para o turismo de base comunitária.

"A comunidade do Araraquara reúne atributos únicos da biodiversidade marajoara, com destaque para os ninhos de garças e guarás, a observação da fauna e a oferta de experiências autênticas da cultura local. É um território com grande potencial para o ecoturismo", declarou.
A programação também contou com atividades de educação ambiental e a distribuição de mudas provenientes do Projeto Sistemas Agroflorestais (SAFs), que visa fortalecer a agricultura sustentável em áreas de preservação e uso coletivo.
A ação fortalece os compromissos do Governo do Pará com o desenvolvimento sustentável e a preservação da biodiversidade no Marajó, por meio da atuação conjunta entre diferentes esferas de governo e a sociedade civil. "A entrega de mudas representa um passo concreto na direção da restauração ecológica e da geração de renda sustentável para as comunidades rurais. Iniciativas como essa reafirmam o papel estratégico do Ideflor-Bio na conservação ambiental e no incentivo à produção sustentável no território marajoara, contribuindo para a valorização da natureza e o fortalecimento da identidade local", complementou a gerente Osiane Barbosa.