Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Sespa promove diálogo sobre ações para pessoas com HIV/Aids no Pará

Programação inclui reuniões para alinhar propostas de fluxos e debater dificuldades e desafios, além de visitas a unidades de atendimento

Por Ascom (Governo do Pará)
15/04/2025 13h44

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de IST/ Aids (Infecções Sexualmente Transmissíveis), realizou na segunda (14) e terça-feira (15), em sua sede, em Belém, uma programação voltada ao fortalecimento das ações de implementação do Projeto “Circuito Rápido de Aids Avançada”.

A iniciativa contou com representantes de coordenações municipais, direções de Centros Regionais de Saúde e de diversos serviços de referência no tratamento de IST/Aids no Pará. Foram discutidas propostas de fluxos para melhorar os serviços e apresentadas as dificuldades e os desafios no atendimento.

“O Circuito Rápido de Aids Avançada” é um conjunto de ações que o Ministério da Saúde (MS), em parceria com estados e municípios, oferta para pessoas que vivem com HIV/Aids e estão com o sistema imunológico muito enfraquecido. Isso é identificado quando a contagem de células CD4 — responsáveis pela proteção do organismo contra infecções — está abaixo de 200. Quando esse número está muito baixo, a pessoa fica mais vulnerável a desenvolver doenças graves, e precisa de um atendimento mais rápido e especializado.

Da reunião participaram representantes de coordenações municipais, direções de Centros Regionais de Saúde e de serviços de referência no tratamento de IST/Aids no Pará

Diagnóstico e rastreio - De acordo com a consultora da Coordenação-Geral de HIV/Aids do Ministério da Saúde, Tayrine Huana, os cuidados incluem a oferta de testes Point of Care, que têm o resultado rápido. Eles fazem o diagnóstico e rastreio precoce de doenças graves, como tuberculose e meningite.

“Além disso, o 'Circuito' oferta ações de priorização de atendimento a essas pessoas, diagnóstico oportuno, tratamento rápido, que consequentemente evitam a mortalidade das pessoas. Esse é o principal objetivo do 'Circuito': diminuir a mortalidade das pessoas que vivem com HVI/Aids”, enfatizou.

Na reunião estiveram presentes representantes dos municípios que já participam do "Circuito Rápido", como Belém, Ananindeua, Santarém e Marabá. Na ocasião, as coordenações de HIV/Aids desses municípios foram notificadas para providenciar estratégias, como capacitar os profissionais, ofertar testes, fazer os insumos chegarem até os usuários e priorizar o atendimento às pessoas que vivem com HIV/Aids em estágio avançado.

“Esse é o principal objetivo da reunião, fazer essa agitação programática e auxiliar no processo de implementação do Circuito Rápido”, afirmou Tayrine Huana.

Alinhamento - A coordenadora estadual de IST/Aids, Andrea Miranda, ressaltou a importância do diálogo para a implementação das ações nos serviços especializados. “Agora, o Pará integra o 'Circuito Rápido' da Aids, após esse alinhamento com o Ministério da Saúde, com as implementações e propostas de fluxos para os serviços”, informou. 

A programação, que no primeiro dia reuniu os coordenadores e membros de organizações da sociedade civil, prossegue hoje (15), com visitas a três locais de referência ao tratamento de HIV/Aids em Belém: Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais (Uredipe), Casa Dia e Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB).

Texto: Suellen Santos - Ascom/Sespa