Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL

Fasepa e Seduc realizam cerimônia de certificação dos aprovados no Encceja PPL

As duas instituições públicas estaduais apostam na educação como uma das grandes aliadas no processo socioeducativo dos adolescentes

Por Ascom (Governo do Pará)
15/04/2025 08h10

A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizou, na manhã do dia (14), a cerimônia de certificação dos 16 jovens aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2024. O evento foi realizado no auditório da Escola de Governança do Estado do Pará (EGPA) e marcado pela celebração e conquista dos os socioeducandos e egressos do sistema socioeducativo.

A Fasepa aposta na educação como uma das grandes aliadas no processo socioeducativo, tido como fundamental para a transformação das vidas dos adolescentes. A conclusão do ensino fundamental e médio representa a superação de uma etapa escolar, é o acesso a mais conhecimento e a possibilidade de reinserção social. 

De acordo com a coordenadora de Atendimento Socioeducativo da Fasepa, Kátia Porfírio, os resultados obtidos refletem o êxito das estratégias adotadas no fortalecimento da política socioeducativa. “Esse avanço demonstra que estamos no caminho certo, ao garantir que os socioeducandos tenham acesso à educação e à continuidade dos estudos, promovendo inclusão, cidadania e oportunidades concretas de transformação social”, afirmou a coordenadora.

A certificação pelo Encceja PPL reconhece o esforço e a dedicação de cada jovem em reconstruir sua trajetória, oferecendo a chance de retomar projetos de vida com dignidade. Ela acredita que o avanço nos estudos fortalece a autoestima, abre portas para o mercado de trabalho e estimula a continuidade dos estudos. "Além disso, a iniciativa se destaca como uma estratégia eficaz na prevenção da reincidência, ao oferecer alternativas concretas e positivas para que esses adolescentes rompam com ciclos de vulnerabilidade e construam um futuro pautado na cidadania e no aprendizado".

De acordo com a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (CEJA/Seduc), Ana Cláudia Neves, "a certificação representa uma grande vitória, pois demonstra que a educação e a ressocialização é a mola mestra, são os pilares que sustentam todo esse processo educacional. É a prova de que, com oportunidade e acompanhamento, é possível transformar realidades”, destacou a coordenadora.

Participaram da cerimônia de certificação, os socioeducandos, jovens que já cumpriram medidas socioeducativas e egressos do sistema, que celebraram a conquista da conclusão do ensino fundamental e médio. Na cerimônia, autoridades ressaltaram o empenho dos jovens, a importância das políticas públicas voltadas à educação no sistema socioeducativo, e o papel essencial da rede de apoio na garantia de direitos e oportunidades.

A secretária de cultura, Ursula Vidal, destacou a importância da valorização dos jovens socioeducandos, e o papel fundamental da educação no processo de transformação social, reafirmando parceria com a Fasepa. “Cada um desses jovens tem muitos talentos e são muito importantes, para nós, como sociedade. Precisamos fazer com que eles acreditem nesse potencial, no qual, nós já acreditamos”, afirmou.

Ursula ressaltou ainda: “hoje é um dia importante porque é pela educação. Não existe outra janela que nos permita olhar para o mundo e para dentro de nós mesmos. É através dela que conseguimos nos entender, fazer as perguntas certas e encontrar as respostas que nos fazem dar o passo mais importante, o próximo.”

Na ocasião, a secretária reafirmou o compromisso da Secretaria de Cultura (Secult) com a Fasepa. “Queremos estar mais próximos do sistema socioeducativo, porque é impossível fazer política pública de maneira efetiva se não estivermos todos juntos nesse processo", declarou Ursula.

A presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedca), Rita Dias, destacou: "a socioeducação significa a superação do envolvimento com o ato infracional, é o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. É a união de todos nós, acreditando na construção de um futuro melhor. E, nesse processo, a educação tem um papel fundamental", destacou Dias.

A cerimônia contou com a presença de importantes representantes do Sistema de Garantias de Direitos (SGD), reforçando o compromisso interinstitucional com a educação e a reintegração social dos jovens. Estiveram presentes o presidente da Fasepa, Carlos Rodrigues Júnior; a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal; o defensor público e coordenador de Políticas da Infância e Juventude Metropolitano, do Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e Adolescentes (Naeca), Márcio Neiva.

Também participaram o diretor-geral da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), Helvio Arruda; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Pará (CEDCA/PA), Rita Dias; a representante da Coordenação da Educação de Jovens e Adultos (CEJA/Seduc) , Ana Cláudia Neves; e a diretora da Escola Estadual Prof. Antônio Carlos Gomes da Costa (Escola da Socioeducação), Regina Guimarães.

Texto de Dani Valente / Ascom Fasepa