Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EFICIÊNCIA

Artran entrega celulares para facilitar fiscalização no transporte aquaviário do Pará

Uso de celulares pelos controladores garantirá maior transparência e agilidade nas autuações em portos e terminais hidroviários

Por Rosivaldo Almeida (SECOM)
14/04/2025 18h18

Com ênfase na modernização e agilidade dos serviços de fiscalização, a Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran) entregou nesta segunda-feira (14) smartphones e impressoras portáteis aos controladores do setor aquaviário. Com os novos equipamentos, será possível registrar autuações diretamente em um aplicativo, ampliando a eficiência e transparência dos serviços.

Servidores da Artran com os novos equipamentos: avanços na qualidade do trabalho

O diretor-geral da Artran, Eduardo Ribeiro, destacou os benefícios da iniciativa: "É uma modernização porque dá mais transparência na fiscalização, uma vez que tudo é transferido automaticamente para o sistema a partir das autuações que, porventura, se façam. Ou seja, não é um processo que passa pela mão de pessoas, e permite mais agilidade e menos erros no processo. Então, consideramos que seja um avanço nessa área de fiscalização da Agência", informou o gestor.

Nos portos do Ver-o-Peso, a novidade já é recebida com entusiasmo pelos controladores. Lucas Ferreira explicou como os dispositivos vão otimizar o trabalho, dizendo que, "dessa forma, a gente consegue fazer as autuações com uma certa agilidade. E faz com que os operadores se atentem em garantir o melhor atendimento na prestação do serviço público, garantindo mais qualidade para os nossos usuários".

Controladores de transporte acompanhados do diretor-geral da Artran, Eduardo Ribeiro, e do diretor de fiscalização, Gilberto Barbosa

Celeridade - Anderson Silva, também controlador no Ver-o-Peso, reforçou a importância da modernização no dia a dia das operações. Segundo ele, "a entrega desse equipamento vai aumentar a celeridade e a prestação de serviço para o usuário porque, às vezes, na nossa logística do Ver-o-Peso, a gente tem que parar pra preencher no papel, e o equipamento vai dar uma maior celeridade e melhorar muito o nosso trabalho".

No porto do Arapari, no bairro da Cidade Velha, o controlador Gilberto Marçal disse que "a utilização desses telefones vai facilitar o trabalho de todo mundo. Com a tecnologia chegando, o trabalho vai ser feito cada vez mais rápido e prático. Já esperava com grande expectativa esse momento".

A medida faz parte do compromisso da Artran em melhorar as condições de trabalho dos fiscais, assegurando um transporte mais seguro e eficiente para a população e contribuindo para um sistema de mobilidade cada vez mais moderno e acessível.

Gilberto Marçal disse que 'esperava com muita expectativa esse momento'

Fortalecimento da fiscalização - Desde o início de março de 2025, o Pará começou a modernizar a fiscalização do transporte intermunicipal com o uso de smartphones, a fim de registrar autuações diretamente em um sistema digital. Essa iniciativa substitui os talonários físicos e garante mais agilidade, transparência e eficiência ao processo.

A novidade beneficia diversas regiões, principalmente em torno de municípios como Castanhal, Santarém e Marabá, e inclui treinamento para os controladores de transporte, promovendo melhorias significativas na gestão e no serviço prestado à população.

Mais detalhes no link https://agenciapara.com.br/noticia/65114/artran-moderniza-fiscalizacao-no-para-com-uso-de-smartphones