Cerca de 200 kg de drogas são apreendidos pela PM em operação de combate ao tráfico internacional no Pará
A operação é parte de uma estratégia integrada que une inteligência, planejamento e ação tática, refletindo o investimento contínuo do Governo do Estado na modernização e eficiência da segurança pública

O Governo do Pará, por meio da Polícia Militar (PMPA), deflagrou neste domingo (13) a "Operação Vigília", que resultou na apreensão quase 200 kg de drogas, além de armas longas e uma embarcação utilizada para o transporte dos entorpecentes. Policiais do 18º Batalhão Gurupatuba encontraram fuzis de calibre 5.56, munições e uma quantidade significativa de entorpecentes, incluindo cocaína, skank e oxi. Em uma busca minuciosa, os policiais militares realizaram mergulhos e localizaram mais drogas submersas, acondicionadas em sacos para dificultar a identificação.
As guarnições fluviais do 18º BPM e da 27ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizaram a abordagem da embarcação no Rio Amazonas, entre os municípios de Prainha e Almeirim. Durante a interceptação, os suspeitos efetuaram disparos de arma de fogo contra os policiais e fugiram para uma área de mata alagada, abandonando a lancha que transportava drogas e as armas.

Conforme o Major Dutra, comandante do 18º BPM, Batalhão Gurupatuba, a Polícia Militar estava monitorando essa rota de tráfico internacional de drogas na região. "Com essas informações, nós tínhamos a informação dessa lancha que estava vindo do estado do Amazonas, passando pelas cidades aqui da nossa região, tentamos fazer a abordagem nos municípios de Juruti, de Óbidos, e de Santarém, porém, devido à complexidade dos nossos rios, como a extensão, ficou difícil, mas na tarde de ontem, conseguimos interceptar ela já no limite de Prainha, com Almeirim", comentou.
As buscas seguiram até o início da noite do domingo (13), quando informações repassadas por ribeirinhos e tripulantes de uma embarcação apontaram a presença de dois homens armados às margens do rio. Ao se aproximarem do local indicado, as guarnições foram novamente alvo de disparos. No confronto, um dos suspeitos foi atingido e não resistiu aos ferimentos, o outro conseguiu fugir pela mata.

"Conseguimos fazer a retirada de mais sacas de drogas que estavam no fundo do rio que eles tentaram se desfazer. No final da tarde, recebendo informações dos moradores daquela região, os dois suspeitos ainda armados estavam tentando apoio de embarcações que passavam. Conseguimos localizar, foi tido uma segunda troca de tiro, um dos nacionais foi atingido e também não resistiu aos ferimentos, indivíduo esse que já foi identificado, já foi preso pelo crime de tráfico de drogas em uma apreensão de duas toneladas no município de Abaetetuba, mas a Polícia Militar de forma técnica, inteligente, conseguiu desarticular mais o tráfico de drogas e o crime organizado aqui na nossa região", afirmou o Major Leonardo.
A operação é fruto de um planejamento minucioso e contínuo da Agência de Inteligência do 18º Batalhão de Polícia Militar, do Comando de Policiamento Regional I, que contou com apoio da Companhia de operações especiais (COE) da Polícia Militar do Amazonas, e da Força Integrada de Combate ao Crime organizado (FICCO) do Estado Amazonas.

Para o Coronel Tarcísio Morais, comandante do CPR-I, a Polícia Militar o trabalho que a PMPA está fazendo tem garantido bons resultados no enfrentamento ao tráfico de drogas no Pará. "Isso é mais uma demonstração que as forças de segurança estão trabalhando fortemente aqui na área do Oeste do Pará, fazendo a captura desses elementos que vêm traficando. Nas últimas duas semanas foram apreendidas quase três toneladas de drogas, e foram tirados de circulação, um forte baque nas facções criminosas que perdem, além da droga, dois fuzis", finalizou.