Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CALOUROS UEPA

Evento acolhe calouros Uepa 2025 nesta terça-feira, 15

Atividade será realizada amanhã para as turmas que ingressaram em 2025 na universidade

Por Marília Jardim (UEPA)
14/04/2025 15h43

Com o tema "Uepa na COP 30: sustentabilidade, mudanças climáticas e educação", a Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza um encontro para o acolhimento dos aprovados no Processo Seletivo de 2025 da instituição. O evento ocorre nesta terça-feira (15), na Assembleia Paraense, em Belém, com transmissão simultânea pelo Youtube da universidade, como forma de contemplar todos os novos alunos da universidade, que estão nos campi de 18 municípios do Pará, onde a Universidade oferta cursos regulares. 

Para a professora Lucieny Pontes, titular da Diretoria de Programas e Projetos Educacionais (DPPE), setor organizador do evento, esse momento é "uma grande recepção de boas-vindas, será um dia muito especial e cheio de significados, daqueles momentos da vida para recordar". Para ela, este é o primeiro passo da jornada acadêmica dos calouros em que são apresentados os valores e propósitos da instituição. "Nós teremos um evento inclusivo, com troca de experiência com veteranos, professores e servidores técnicos, tudo pensado para que se sintam integrados à universidade". 

A programação terá apresentação do DJ Madson Almeida, do coral de libras Mãos e Melodias e bateria Búfalos da Medicina. Em seguida, será formado o dispositivo oficial, com a presença da gestão superior. Ao final, os cantores Félix Robatto e Pinduca encerram a programação.

Desde o início das aulas, os campi da Uepa realizam atividades de acolhimento para os novos alunos. O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e o Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), em Belém, e os campi em Redenção, Vigia, Cametá, Santarém, Salvaterra, Igarapé-Açú, São Miguel do Guamá, Bragança, Barcarena e Altamira já realizaram atividades ao longo das últimas semanas.

Para a professora Lucieny, a escolha da data após o início das aulas representa “pausa na rotina para refletirmos sobre o significado da formação que estamos construindo juntos” e que essa é uma forma de permitir aos calouros que não entraram na primeira chamada "possam se sentir pertencentes, participando desse grande evento, tornando a experiência ainda mais rica".

Em 2025, a Uepa realizou quatro chamadas subsequentes do Prosel 2025, além de duas chamadas para o Processo Seletivo Específico para Quilombolas e Indígenas e uma chamada para os Processos Seletivos Específicos para os cursos de Música e Letras-Libras. Para 2025, foram ofertadas 3.708 vagas, mais 94 vagas adicionais reservadas para Pessoas com Deficiência (PcD), distribuídas em 94 cursos ofertados em Belém e mais 22 municípios de 11 das 12 regiões de integração do Pará, preenchidas por quase 75% de estudantes oriundos de escolas públicas.