Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POR TODAS ELAS

Saúde mais perto de todos: ação leva atendimento de saúde aos moradores do Icuí-Guajará

Com mais de 40 servidores mobilizados, Sespa participa da ação “Por Todas Elas”, levando serviços médicos, exames e orientação à população de Ananindeua, com destaque para a saúde da mulher

Por Giullianne Dias (SESPA)
14/04/2025 14h25
Foto: Divulgação

A manhã começou movimentada na Usina da Paz do Icuí-Guajará, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém (RMB), com a chegada das primeiras pessoas em busca de atendimento médico. Até a quarta-feira (16), o espaço recebe ação de saúde gratuita, uma iniciativa da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (SEAC), em parceria com o programa estadual "Por Todas Elas", que busca incentivar a participação e protagonismo feminino na política. A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), participa da ação por meio do programa "Saúde por Todo o Pará".

Com atendimento direcionado às mulheres, homens e crianças da região, a ação oferece uma série de serviços gratuitos, entre eles os seguintes exames: mamografia, ultrassonografia com laudo na hora, atendimento odontológico, pediátrico, ginecológico, clínico geral, vacinação, testes rápidos, além de apoio da Coordenação Estadual da Pessoa com Deficiência (CEPED) para solicitação de cadeiras de rodas.

Foto:

A Secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, reforça a importância da iniciativa como estratégia de aproximação dos serviços públicos com a população. "Estamos aqui com o compromisso de garantir o acesso à saúde de forma digna e resolutiva. Levar a Carreta da Mulher, os exames com laudo imediato, o atendimento médico e odontológico para perto das pessoas é uma forma concreta de cuidar da população. Essa é a missão da Sespa: chegar a quem mais precisa, com qualidade, acolhimento e respeito".

A dona de casa Bárbara Souza, de 44 anos, foi uma das primeiras a chegar
A dona de casa Bárbara Souza, de 44 anos, foi uma das primeiras a chegar
Foto: Divulgação

A dona de casa Bárbara Souza, de 44 anos, foi uma das primeiras a chegar.

"Vim fazer meu preventivo e uma ultrassonografia. Já tinha tentado em outros lugares, mas é muita burocracia, pois tem que chegar muito cedo, pegar ficha… e mesmo assim às vezes não consegue. Aqui a gente faz o exame e já sai com o resultado. Muito melhor e mais fácil para gente", contou.

Com expectativa de realizar 40 mamografias e 60 exames de ultrassom por dia, a ação mobilizou mais de 40 servidores da Sespa para garantir o atendimento qualificado à população.

Coordenadora do programa “Saúde por Todo o Pará”, Marilda Braga
Coordenadora do programa “Saúde por Todo o Pará”, Marilda Braga
Foto: Divulgação

A coordenadora do programa "Saúde por Todo o Pará", Marilda Braga, explica que o objetivo é garantir que todas as mulheres atendidas possam dar continuidade ao cuidado.
"A expectativa é atender pelo menos 300 mulheres por dia. Quem precisar será encaminhada ao Hospital da Mulher, onde há consultas com ginecologistas e todos os exames necessários, de rotina ou mais específicos. Também encaminhamos para a Carreta da Mulher, aqui mesmo na ação, para realizar mamografia, ultrassonografia e o preventivo".

Ediane Pina
Ediane Pina
Foto: Divulgação

A ação também tem sido uma oportunidade para quem enfrenta dificuldades no acesso ao atendimento básico. A confeiteira Ediane Pina, de 50 anos, buscava uma consulta ginecológica. "Aqui é mais acessível. A gente sabe o quanto está difícil marcar consulta, e pagar também está caro. Vim porque é gratuito e a gente não tem essa chance todo dia. A mamografia, então, fiquei feliz de ter aqui. A gente sabe a importância desse exame para nossa saúde", afirmou.

A iniciativa faz parte da agenda estadual para fortalecer o acesso à saúde. A vice-governadora Hanna Ghassan destacou o alcance do projeto.

Foto: Divulgação

"Semana passada estivemos em Marabá, com mais de 10 mil pessoas atendidas. Hoje, segunda, terça e quarta, estaremos aqui no bairro do Icuí, em Ananindeua. Então chamem seus amigos, vizinhos e familiares. É uma ação cujo objetivo é trazer a saúde para perto de vocês. Quero dizer para nossas mulheres, que nós estamos com uma carreta que está fazendo ultrassonografia, mamografia e teste de PCCU (exame Papanicolau), que é muito importante para todas nós. Os homens também são vindos, mas gente sabe que quando a gente cuida mulher, estamos cuidando da família toda".

Foto: Divulgação

O atendimento contempla toda a família. A autônoma Jacenira Costa da Silva, de 35 anos, levou os filhos Maurício (12) e Rebeca (7) para atendimento pediátrico. "Conseguir consulta de pediatra é difícil no posto. Aqui vi a oportunidade e trouxe eles. É uma consulta de rotina, mas quero ver se consigo encaminhamento para minha filha ser atendida por psicólogo ou psiquiatra. Acho que pelo pediatra isso pode se tornar viável".

Joiane Castro foi em busca de um check-up completo
Joiane Castro foi em busca de um check-up completo
Foto: Divulgação

A iniciativa também alcança jovens e idosos. Joiane Castro, estudante de 18 anos, chegou de madrugada para garantir vaga. "Cheguei às duas da manhã. Vim fazer um check-up com clínico geral, quero saber como está minha saúde". Já a autônoma Simone Santos, de 58 anos, celebrou o atendimento que aguardava há dois anos. "Fiquei muito feliz com o encaminhamento para o Hospital da Mulher. No posto, nem ginecologista tem mais. Agora é tudo com clínico e nem sempre a gente consegue ser atendida direito".

Foto: Divulgação

Além dos atendimentos médicos e exames, a ação também promove orientação em saúde bucal, com distribuição de kits, vacinação e testes rápidos. A artesã Pamela Mascani, de 41 anos, que aguardava por atendimento odontológico, comemorou a oportunidade. "Estou há meses esperando tratamento dentário. Hoje consegui facilmente. O atendimento aqui é excelente, nota 10".

Foto: Divulgação

A ação "Por Todas Elas" segue até quarta-feira (16), a partir das 8h da amanhã, na Usina da Paz do Icuí-Guajará. Todos os serviços são gratuitos e voltados especialmente para moradores de Ananindeua.