Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EVENTO GRATUITO

Parque de Ciência e Tecnologia Guamá recebe programação do Dia Mundial da Criatividade 2025

No PCT Guamá, as atividades se concentram nos dias 22 e 23, com o Hackathon Apollo, palestras e oficinas

Por Sérgio Moraes (PCTGuamá)
14/04/2025 13h35

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá será palco do "Dia Mundial da Criatividade" 2025, o maior festival colaborativo de criatividade do mundo. Com inscrições gratuitas, o evento será realizado nos dias 21, 22 e 23 de abril, com programações simultâneas em mais de 65 cidades brasileiras, incluindo Belém, além de edições internacionais em países da Europa e da Ásia Central.

No PCT Guamá, as atividades se concentram nos dias 22 e 23, com destaque para o Hackathon Apollo — realizado em parceria com a agência Fluxo —, além de palestras e oficinas. Com o tema "Gerações Criativas: Transformando Talentos em Impacto", a edição deste ano celebra a união entre diferentes gerações na criação de soluções inovadoras e transformadoras.

O Hackathon reunirá jovens universitários para co-criar soluções tecnológicas e comunicacionais voltadas aos desafios da COP30, que será sediada em Belém, em novembro deste ano. A proposta é fomentar ideias inovadoras e identificar talentos promissores para futuras acelerações e mentorias, fortalecendo um ecossistema criativo, inclusivo e sustentável.

Já no dia 23, das 9h às 17h, o auditório do Espaço Empreendedor recebe uma programação dedicada à criatividade e inovação em diversas áreas do conhecimento. Confira a programação completa e inscreva-se:

  • Workshop: A arte da identificação de Gemas e Joias
    Inscreva-se aqui
  • Palestra: Visualizando os Itãs — como a IA transforma Mitos Afro-brasileiros em Arte Digital + Exposição
    Inscreva-se aqui
  • Gerações Criativas no Berço da Liberdade e o Programa Jovem 360°
    Inscreva-se aqui
  • Criatividade e propriedade intelectual na era da inteligência artificial
    Inscreva-se aqui
  • Navegando o mar das possibilidades: Uma fórmula para o empreendedorismo
    Inscreva-se aqui
  • O poder das conexões – Girando a roda e gerando valor
    Inscreva-se aqui
  • Sons da criação: como a acústica pode impulsionar a inovação no ambiente de trabalho
    Inscreva-se aqui

Em Belém, o festival é liderado por João Paiva, Nicole Couto e Gabriel Cunha, que destacam o potencial transformador do evento. “Essa é a nossa chance de transformar talentos locais em impacto global e deixar uma marca na história. Se você é voluntário, anfitrião, inspirador ou parceiro, sua participação é essencial. Vamos juntos mostrar a força da criatividade e criar um legado que inspira nossa cidade”, afirma João Paiva.

Para João Weyl, diretor-presidente da Fundação Guamá, Instituição de Ciência e Tecnologia (IC&T) gestora do Parque, o evento representa um momento importante para o ecossistema de inovação. “A criatividade é um grande potencializador das nossas iniciativas. Ter um dia para que todos os parceiros e atores do ecossistema compartilhem suas visões, métodos e formas de atuação com base na criatividade é extremamente importante. É por meio desses processos de inovação criativa que surgem soluções relevantes para a sociedade.”

Referência em inovação na Amazônia

O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), com as parcerias da UFPA e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), com a gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico da região Norte do Brasil, e visa estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável, a fim de melhorar a qualidade de vida da população.

Localizado às margens do Rio Guamá, que dá nome ao complexo, o PCT está situado entre os campi das duas universidades, e conta com um ecossistema rico em biodiversidade, estendendo-se por 72 hectares, destinados a edificações e à Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém.

O complexo conta com mais de 30 empresas residentes (instaladas fisicamente no Parque), mais de 40 associados (vinculados ao Parque, mas não fisicamente instalados), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos e uma escola técnica.

O PCT Guamá integra a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp), e faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.