Capacitação do Ideflor-Bio fortalece gestão participativa da APA Algodoal-Maiandeua
Formação foca no reforço da gestão participativa da Unidade de Conservação (UC) e do diálogo entre os segmentos que integram o colegiado

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), por meio da Gerência da Região Administrativa do Nordeste (GRNE), promoveu na quarta-feira (9), na Vila de Algodoal-Maiandeua, município de Maracanã, a capacitação do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua. Com carga horária de 8 horas, a formação teve como foco o fortalecimento da gestão participativa da Unidade de Conservação (UC) e o diálogo entre os diversos segmentos que integram o colegiado.

Participaram do encontro conselheiros representantes da sociedade civil organizada, como a Associação dos Carroceiros de Algodoal, o Grupo Ambiental de Fortalezinha (GAF), a Associação de Pousadas e Hotéis de Algodoal, a Associação de Empreendedores do Turismo de Algodoal (AETA), a Associação de Moradores de Camboinha, a ACDESPIM, a CooperMaiandeua, a Diocese de Castanhal – Paróquia Nossa Senhora das Vitórias e a Associação dos Canoeiros de Algodoal. As entidades reforçaram a importância da valorização dos saberes locais na tomada de decisões sobre a APA.

O evento contou ainda com representantes de instituições públicas, entre elas o Corpo de Bombeiros do Pará, a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), a Superintendência do Patrimônio da União no Pará (SPU) e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur). As participações reforçaram a integração entre os entes públicos e a comunidade na promoção do desenvolvimento sustentável da região.

Compromisso - A gerente da Região Administrativa do Nordeste do Ideflor-Bio, Raimunda Araújo, destacou o compromisso coletivo com a conservação. “Gostaríamos de registrar nosso mais sincero agradecimento a todos os conselheiros e à equipe técnica e administrativa responsável pela capacitação. Nosso reconhecimento especial ao presidente Nilson Pinto, à assessora de gestão Lena Pinto e ao diretor Elivelton Carvalho, pelo compromisso com a valorização dos saberes locais e o fortalecimento da gestão participativa”, afirmou.
Segundo o diretor de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação do Ideflor-Bio, Elivelton Carvalho, a capacitação é estratégica para consolidar a autonomia do conselho gestor. “Fortalecer o conselho é garantir que as decisões sobre a APA Algodoal-Maiandeua sejam tomadas de forma democrática, com a escuta e a participação dos verdadeiros protagonistas do território: suas comunidades tradicionais, lideranças locais e instituições comprometidas com a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais”, declarou.

A capacitação também reforçou os instrumentos legais que norteiam a atuação do Conselho Gestor e promoveu o intercâmbio de experiências entre os membros. A iniciativa se soma a outras ações do Ideflor-Bio que visam fomentar o protagonismo local na gestão das UCs do Estado do Pará, reafirmando o compromisso com políticas públicas inclusivas, sustentáveis e de base comunitária.