Aos 60 anos, Cohab mantém a garantia de moradia digna a milhares de famílias no Pará
Apenas na Região Metropolitana de Belém, a Companhia já entregou mais de 217 mil residências, além de atuar na regularização de imóveis

A garantia de moradia digna para milhares de famílias em todo o vasto território paraense é a missão desempenhada pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), que no próximo domingo (13) completa 60 anos de gestão das políticas habitacionais do governo do Estado. Uma trajetória marcada pela oferta de cidadania e qualidade de vida a habitantes de todas as regiões, e que em breve deve voltar a ofertar unidades em conjuntos habitacionais.
Empresa estatal de economia mista, a Cohab integra a administração estadual indireta, atuando como principal órgão executor da Política Estadual de Habitação de Interesse Social do Pará. Um trabalho iniciado com a construção do Residencial Marambaia I, em Belém, cujas obras iniciaram em 1968 e foram concluídas em 1975. A maioria das famílias beneficiadas pelo “Marambaia I” residia na Avenida Visconde de Souza Franco, a Doca. O deslocamento para outra área foi necessário devido à execução da primeira macrodrenagem do Igarapé das Armas.

O aposentado Jafér Monteiro Baia Souza conta que foi um dos primeiros moradores do Residencial Marambaia, onde vive há quase 40 anos. “Comprei minha casa financiada, e paguei por 25 anos. Ela está quitada há muitos anos. Gosto muito de viver aqui. É uma vizinhança, tranquila, onde criei dois filhos, um é médico e o outro é advogado”, relata o aposentado.
Ampliação - Após o Residencial Marambaia I, a Cohab construiu o “Marambaia” II e III, e em seguida ampliou suas ações para o município de Ananindeua, onde foram erguidos os conjuntos Cidade Nova, do I ao IX. Também foi responsável pela construção dos conjuntos da Cohab em Icoaraci (distrito de Belém) I, II e III; conjunto Anísio Teixeira e, mais recentemente, pelo conjunto habitacional Riacho Doce, já totalmente entregue no Governo Helder Barbalho.
Somente na Região Metropolitana de Belém, a Cohab entregou 217.836 unidades habitacionais, beneficiando mais de 870 mil pessoas, e contribuindo para combater um déficit histórico de moradia.

Missão social - A Companhia de Habitação do Estado do Pará foi criada pela Lei Estadual nº 3.282, de 13 de abril de 1965. Desde então, mantém-se firme no propósito de garantir moradia digna a famílias mais vulneráveis financeira e socialmente.
Segundo o atual diretor-presidente da Cohab, Manoel Pioneiro, a Companhia deve voltar a investir em construção de residenciais, em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades. “O governador Helder Barbalho iniciou diálogos para que haja captação de recursos, e a Cohab possa novamente ofertar unidades habitacionais para famílias de diferentes faixas salariais”, informa o gestor.
Regularização - Mais que garantir moradia digna, a Cohab desenvolveu políticas de urbanização de áreas periféricas. Por meio de programa de regularização fundiária, a Companhia consegue a emissão de títulos de propriedade a famílias ocupantes de áreas periféricas, cumprindo a função social da propriedade e garantindo acesso à terra legal e urbanizada a moradores de baixa renda. Nos últimos 60 anos foram beneficiadas mais de 23 mil famílias com títulos de propriedade.
A Cohab também desenvolve o Programa Sua Casa, criado pelo governo do Estado, já consolidado como um dos mais importantes programas habitacionais do Brasil, destinado à construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação de unidade habitacional, por meio de auxílio para aquisição de materiais de construção e complementação ao pagamento de mão de obra. O objetivo do “Sua Casa” é promover a melhoria da qualidade de vida. Mais de 100 mil famílias foram beneficiadas nos últimos seis anos.

Dedicação – A trajetória da Cohab também é construída por servidores, que ao longo de seis décadas se dedicaram a concretizar o sonho da casa própria para milhares de famílias.
João Paulo Lima, servidor concursado há 17 anos, destaca que “é motivo de orgulho poder fazer parte desta empresa, que tanto contribuiu para o desenvolvimento do Estado ao longo dos seus 60 anos, atuando nas regularizações, melhorias e produções de unidades habitacionais, sempre combatendo o déficit qualitativo e quantitativo de moradia. Parabenizo a todos que fizeram parte dessa história, e desejo que este aniversário nos dê mais entusiasmo para continuarmos desenvolvendo esta política, e acolhendo nossos clientes, em especial a população de baixa renda”.