Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Em Castanhal, Usina da Paz certifica mais de 200 alunos em cursos de qualificação

Os alunos certificados comemoraram a conquista e destacaram o impacto positivo da qualificação na busca por melhores oportunidades no mercado de trabalho

Por Chrystian Machado (SEAC)
10/04/2025 21h43

Mais de 200 alunos foram certificados nesta quinta-feira (10), na Usina da Paz de Castanhal, nordeste do Pará, após concluírem cursos de qualificação oferecidos gratuitamente no complexo de cidadania. As formações, voltadas para as áreas de informática básica e gastronomia, foram promovidas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (SECTET) em parceria com a Secretaria de Articulação da Cidadania (SEAC).

Durante a cerimônia, a secretária de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, destacou a importância da qualificação gratuita como instrumento de transformação social. “Oferecer cursos gratuitos de qualidade é fundamental para garantir que mais pessoas tenham acesso a oportunidades reais de mudança de vida. Nosso compromisso é continuar promovendo ações como essa, que impactam diretamente na autoestima e no futuro das famílias castanhalenses”, afirmou.

A cerimônia de entrega dos certificados marcou a conclusão de mais uma etapa de capacitação profissional nas Usinas da Paz, que tem como objetivo ampliar oportunidades de inclusão social e geração de renda por meio da educação e da profissionalização.

Os alunos certificados comemoraram a conquista e destacaram o impacto positivo da qualificação na busca por melhores oportunidades no mercado de trabalho. “Atualmente, as empresas cobram o curso de informática no currículo e tenho certeza que com essa certificação irei me destacar. Agora, pretendo continuar fazendo o curso de informática avançada, me qualificando cada vez mais”, disse o estudante Mikail Santos Félix.

Uma das alunas certificadas no curso de gastronomia, Sanaine Lopes, relatou como a formação abriu novas perspectivas para sua vida profissional. “Eu sempre gostei de cozinhar, mas nunca tive a chance de fazer um curso. Com essa oportunidade, aprendi técnicas novas, descobri habilidades e agora me sinto pronta para empreender. Hoje, a Usina da Paz é referência de melhoria de vida para nossa comunidade”, contou.

Números - Os cursos profissionalizantes oferecidos nas Usinas da Paz são importantes ferramentas de inclusão social e econômica, contribuindo para a capacitação de moradores em situação de vulnerabilidade e para o fortalecimento da autonomia das comunidades atendidas. As formações abrangem áreas como informática, beleza, gastronomia, construção civil, empreendedorismo, entre outras. Somente em 2024, as Usinas atenderam 44.183 pessoas por meio dessas capacitações, ampliando as oportunidades de acesso ao mercado de trabalho e geração de renda.

Compromisso - A certificação reforça o compromisso do Governo Estadual em expandir o acesso à educação profissional em todas as regiões do Pará, especialmente em comunidades que mais precisam de políticas públicas de desenvolvimento social.