Seminário discute estratégias e metodologias na educação de surdos
Será realizado na sexta-feira, 18, no auditório Paulo Freire, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), o I Seminário de Educação, Surdez e Libras com o tema: Estratégias metodológicas na educação de surdos. O evento é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade em parceria com grupos de pesquisas.
Segundo os organizadores, o objetivo do evento é possibilitar o encontro de pessoas surdas e ouvintes para promover uma troca de experiências e conhecimentos.
O professor de Educação Especial da Uepa, José Anchieta Bentes, explica que o momento é importante porque os grupos de pesquisa, tanto da Uepa quanto de outras Universidades, se unem por uma causa que é interessante para todos.
A programação conta com a palestra: Educação de surdos e estratégias metodológicas em sala de aula, ministrada pela professora da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, que atua na área educacional desde 1996 com estudos desenvolvidos na perspectiva histórico-cultural e é especialista na área da fonoaudiologia, com ênfase em surdez.
Em 2014, como organizadora do livro “Tenho um aluno surdo e agora?”, a professora foi premiada com o troféu Jabuti na categoria Educação. “A convidada, professora Cristina Lacerda, já recebeu diversos prêmios com essa vertente. É uma referência nacional e, a partir de suas experiências, trará novas metodologias de ensino para alunos surdos”, ressalta o professor Anchieta Bentes.
A programação conta, ainda, com debates entre profissionais da área e participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia do evento ou pelo e-mail geesulnep@gmail.com.
Serviço: O I Seminário de Educação, Surdez e Libras ocorre em 18 de setembro, de 15h as 17h, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na travessa Djalma Dutra, s/n, bairro do Telégrafo.