Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

IV Congresso da Santa Casa reúne mais de 2 mil pessoas e compartilha conhecimento de especialistas locais e nacionais

Por Etiene Andrade (SANTA CASA)
10/04/2025 16h14

Realizado de 8 a 10 de abril, o IV Congresso da Santa Casa contou com outros dois eventos paralelos, apresentações de palestras, mostra de trabalhos científicos e uma área de exposição de instituições de ensino técnico e superior, hospitais públicos, além de empresas que trabalham com produtos e serviços em saúde.

Durante os três dias de realização do evento no Hangar, mais de 2 mil pessoas, entre congressistas, palestrantes, organizadores e expositores passaram pelo local, contribuindo para uma ampla troca de conhecimentos e experiências. O médico Rafael Pécora, responsável técnico pelo Programa de Transplante Intestinal e Multivisceral do Hospital Israelita Albert Einstein e professor médico assistente de clínica cirúrgica da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, palestrou no I Congresso Amazônico de Transplante, que ocorreu dentro do Congresso da Santa Casa, e destacou a importância do intercâmbio de informações com cirurgiões e profissionais de saúde do Estado para os avanços na área de transplantes na Amazônia.

“Acho que aqui a região é bastante populosa, tem gente que precisa de transplante, tem equipes capacitadas, então, apoiar isso para nós, além de ser prazeroso, é muito importante. Acho que a região tem que se tornar independente”, ressaltou.

Para o palestrante Emerson Franco, médico da Santa Casa, que entre outras especialidades é doutor em pediatria e ciências aplicadas à pediatria pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, o congresso foi um grande sucesso ao proporcionar uma abordagem multidisciplinar e a interação entre diversas disciplinas.

“O Congresso da Santa Casa fortalece o nosso papel como polo científico, formador e de excelência e qualificação dentro do Estado e da Região Norte. É uma oportunidade de compartilhar conhecimento e vivência, que é tão importante dentro da nossa área”, destacou. 

O Congresso da Santa Casa atraiu profissionais de diversas formações e instituições públicas e privadas da área de saúde do Pará. A farmacêutica Cynthia Pires atua no Hospital Ophir Loyola em Belém e participou como congressista e avaliadora de trabalhos. Ela considerou o evento um ambiente fértil para o aprendizado e a troca de conhecimentos entre profissionais e instituições que buscam oferecer serviços altamente qualificados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“É um evento que reúne experiências de várias categorias profissionais, multiprofissional, um evento rico em informações e assim a gente sai com a impressão de dever cumprido nos serviços de saúde porque a gente vê o quanto os trabalhos estão ricos, ricos realmente de profissionais que buscam melhorias, que buscam qualidade, que buscam segurança. A gente sai daqui com a percepção de que o SUS  é composto por profissionais que querem fazer a diferença”.

Além de profissionais de saúde, o congresso reuniu centenas de estudantes. Acadêmicos como Maria Eduarda Cardoso, que cursa o 5º semestre de nutrição e junto com a demais colegas de faculdade explorou as diversas interações com especialistas ofertadas no evento.

“É uma grande oportunidade para nós que somos estudantes e também até para pessoas que já são atuantes na área, porque o congresso nos proporcionou vários novos aprendizados, tanto a parte neonatal, da pediatria, com os bebês, como da parte da ginecologia obstetrícia, e também da questão da gestão e tudo mais no ambiente hospitalar. Então está sendo uma experiência muito enriquecedora para todos nós”, afirmou a estudante.

Cursando a faculdade de Farmácia, Cilene Lobato sai do congresso com uma nova perspectiva para a sua futura profissão. “Todos esses cuidados fazem com que a nossa visão se amplie a cada dia e faz com que a gente queira ir para outros rumos, não somente naquela graduação que nós estamos fazendo, mas também querer uma pós, uma especialização em outros locais”.

A diretora de ensino, pesquisa e extensão da Santa Casa, Erica Cavalcante, presidiu a comissão executiva do do IV Congresso da Santa, e considerou que o evento alcançou seus objetivos de difusão e compartilhamento de conhecimentos entre os especialistas, profissionais e estudantes da Santa Casa e outras instituições do Pará e outros estados.

“O Congresso foi um sucesso! Nós conseguimos atingir a nossa meta de inscrições e até ultrapassamos um pouco. Tivemos sete salas de programação, incluindo o segundo Simpósio de Enfermagem e o primeiro Congresso de Transplantes da Amazônia. Então muitas discussões, muitas palestras, muita troca de experiência com outros serviços e até mesmo entre nós, da fundação, entre grupos diferentes, tem todas as especialidades”, concluiu.