Hospital Abelardo Santos fortalece atendimento humanizado com programação de Páscoa
Com a ação, a unidade reforça seu compromisso com o acolhimento, tornando o ambiente hospitalar mais agradável, especialmente para as crianças

Contação de histórias e brincadeiras fizeram parte da programação de Páscoa do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado em Icoaraci, distrito de Belém. As atividades foram iniciadas nesta quinta-feira (10), no ambulatório infantil, proporcionando acolhimento e fomentando a humanização no atendimento às crianças e seus acompanhantes.
“Meu filho adora ouvir histórias e pintar. Depois de algumas horas de viagem para uma consulta, encontrar esse momento de lazer é ótimo, não só para mim, mas também para ele”, relatou Willane de Sousa, mãe de Vitor, 3 anos, moradores do município de Capitão Poço, nordeste paraense. Segundo ela, a iniciativa contribui para amenizar o ambiente hospitalar. “Vir aqui provoca certo receio nele. Então, tudo se torna mais leve”, acrescentou.
O propósito da ação é criar um ambiente hospitalar mais acolhedor e com menos aflição para as crianças. “Ver minha filha brincando antes da consulta é maravilhoso. Normalmente, ela fica um pouco ansiosa, assustada, mas a brincadeira ajuda a amenizar essas preocupações”, destacou Vanderleia Nunes, mãe de Davilla Vitória, 4 anos.

Referência - O Hospital Abelardo Santos é referência no atendimento infantil no Pará. O Ambulatório de Cirurgia Pediátrica foi escolhido justamente pelo alto volume de atendimentos realizados anualmente. Em 2024, o setor acolheu 2.034 crianças, de 0 a 12 anos, com prevalência de casos de hérnia e fimose, encaminhadas por meio do sistema de regulação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sespa).
Para Lauriane Barros, coordenadora do Ambulatório, a unidade mantém o compromisso contínuo com o acolhimento e a qualidade no atendimento. “Promover momentos lúdicos como esse é uma forma de humanizar o serviço e mostrar que o ambiente hospitalar pode, sim, ser um espaço de cuidado integral, com respeito, empatia e escuta”, disse a coordenadora.
Suzane Gonzaga acrescentou que “a humanização é um dos pilares do trabalho do HRAS. Ações como essa são fundamentais para garantir um atendimento mais sensível e afetuoso". Segundo a supervisora de Humanização, "para as crianças, esse tipo de experiência ajuda a reduzir o medo e a ansiedade, transformando a ida ao hospital menos traumática”.

Perfil - Maior unidade de saúde do Governo do Pará, o Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS) é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Sespa, e conta com um serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.
A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.