Cresce 26% número de atendimento no Natea, do Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC)
Mais de 20 mil assistências foram registradas no primeiro trimestre de 2025

Referência regional no atendimento especializado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) Caetés, unidade vinculada ao Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), em Capanema, realizou 20.845 atendimentos nos três primeiros meses de 2025. O número representa um crescimento de 26,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 16.450 atendimentos, entre sessões multiprofissionais, atendimento ambulatorial multiprofissional e atendimento ambulatorial médico.
Atendendo usuários provenientes de 16 municípios da região nordeste do Pará, o Natea Caetés acompanha atualmente cerca de 300 pessoas, com garantia de terapias desenvolvidas de forma humanizada e integrada, com foco na promoção da qualidade de vida e no desenvolvimento das potencialidades de cada usuário.

O Hospital destaca que o resultado expressivo evidencia a importância da unidade para a população do nordeste paraense, fortalecendo o cuidado centrado no usuário e no acolhimento de seus familiares. Os números consolidados demonstram ainda o fortalecimento das ações de saúde desenvolvidas pelo Núcleo, que se destaca como um importante dispositivo público estadual na oferta de serviços especializados no atendimento a pessoas com TEA na região.
Para a gerente do Natea Caetés, Tassilene Gonçalves, os números alcançados demonstram a importância dos serviços especializados pela equipe multiprofissional. "Esse resultado mostra o quanto o Natea tem sido fundamental para as famílias que precisam de um atendimento especializado e humanizado. É um trabalho que envolve muito cuidado, escuta e dedicação de uma equipe que está sempre buscando o melhor para os nossos usuários”, destacou a gestora.

A psicóloga Alayanne Aires da Silva, observa que o trabalho vem conseguindo abranger novos usuários. “Com aumento dos números conseguimos perceber que mais crianças estão sendo inseridas nesse processo de receber seu diagnóstico, tendo em vista que a intervenção precoce é muito positiva para o desenvolvimento do usuário. Além disso, as intervenções realizadas de forma multidisciplinar proporcionam a esses usuários uma melhor interação e inclusão na sociedade".
Moradora de Capanema, Luiza Fernanda Rodrigues Marinho, 24 anos, mãe de João Pedro Rodrigues Marinho, 6 anos, que faz acompanhamento no Natea há mais de dois anos, é grata pela assistência ao filho. “Como mãe me sinto muito privilegiada por ter a oportunidade de ter meu filho neste atendimento que vem crescendo. Isso é um sinal que o trabalho está sendo bem feito, mais pessoas estão tendo esse suporte”.

O Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) Caetés é composto por fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, serviço social, enfermagem e cuidadores.
Serviço:
O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) é formado pelo Hospital Regional, Policlínica e Natea, e integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3122-7391.
Texto de Felipe Brito / Ascom CHC