Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Detran fortalece educação para o trânsito com formação de educadores em todo o estado

O principal critério é que o participante esteja disposto a atuar como multiplicador, promovendo a educação para o trânsito

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
09/04/2025 15h49
Curso de Multiplicadores em Mãe do Rio

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) vem ampliando suas ações educativas por meio de cursos gratuitos voltados à formação de Agentes Multiplicadores em Educação para o Trânsito. A iniciativa, coordenada pela Diretoria Técnica Operacional (DTO), por meio da Coordenadoria de Educação de Trânsito (CED) e da Gerência de Escola Pública de Trânsito (GPTRAN), busca capacitar profissionais de diversas áreas para atuarem como agentes de transformação social em suas comunidades, promovendo comportamentos seguros e conscientes no trânsito.

A proposta pedagógica do curso é fundamentada na formação continuada de professores, coordenadores pedagógicos, gestores da rede de ensino, profissionais da saúde, da segurança pública, do trânsito e educadores sociais. O curso oferece uma abordagem crítica sobre os desafios enfrentados no trânsito, incentivando a implementação de práticas educativas alinhadas à realidade de cada município.

Os cursos são planejados a partir das especificidades sociais, econômicas e culturais das regiões atendidas. As turmas são organizadas conforme a demanda e priorizam localidades com altos índices de sinistros de trânsito, a fim de potencializar o impacto das ações. Além disso, o curso é amplamente solicitado por municípios que reconhecem sua eficácia na transformação do comportamento coletivo no trânsito. Em março, 40 alunos foram formados em Mãe do Rio, na região de integração Guamá. Neste mês, o curso de Agente Multiplicador está sendo realizado no município de Santa Izabel do Pará, na região metropolitana de Belém, até o dia 11 de abril.

Curso de Multiplicadores em Mãe do Rio

Durante a formação, os participantes são introduzidos a disciplinas como Ética e Cidadania para o Trânsito, Noções de Legislação, Comportamentos Seguros, Metodologias Educativas, Ferramentas Digitais e Práticas Pedagógicas. O conteúdo visa não apenas transmitir conhecimento técnico, mas também desenvolver ações educativas adaptadas ao cotidiano da comunidade.

O público-alvo inclui profissionais da educação, saúde, segurança, conselhos tutelares, estudantes universitários e agentes comunitários. “O principal critério é que o participante esteja disposto a atuar como multiplicador, promovendo a educação para o trânsito por meio do exemplo e da prática cotidiana”, explica a analista de trânsito e pedagoga do Detran, Geisa Tavares.

Segundo ela, a adesão tem sido significativa em todo o estado, com grande procura por parte dos profissionais interessados. “Devido à alta demanda, a equipe técnica da CED atua de forma escalonada para atender às solicitações de forma eficaz, priorizando regiões com maior vulnerabilidade no trânsito”, detalha.

Curso de Multiplicadores em Santa Izabel

Um dos diferenciais do curso é a exigência da elaboração de um Plano de Ação, que orienta os multiplicadores na execução prática do que foi aprendido durante a capacitação. O acompanhamento dessas ações é feito por meio de redes sociais e com o apoio técnico-pedagógico da CED, que também fornece materiais didáticos e suporte contínuo.

Próximas ações

Para os próximos meses, o Detran prepara a expansão de suas ações educativas com o lançamento de um projeto piloto voltado à formação de professores da rede pública de ensino, do infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. A proposta inclui a entrega de cartilhas, jogos e cadernos de pintura com conteúdos contextualizados ao trânsito, abordados de forma transversal e interdisciplinar, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Curso de Multiplicadores em Santa Izabel

O projeto contemplará 12 municípios: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel do Pará, Castanhal, Curuçá, Mãe do Rio, Moju, Barcarena, Novo Repartimento e Canaã dos Carajás. Dividido em quatro etapas, o programa envolverá formação de professores, diagnóstico com alunos, entrega de materiais pedagógicos, acompanhamento técnico e avaliação de impacto.

As capacitações estão previstas para iniciar em maio de 2025, integrando a programação do movimento Maio Amarelo. Com essa iniciativa, o Detran reforça seu compromisso com a construção de um trânsito mais seguro, humano e responsável, a partir da educação e do engajamento coletivo.

Texto: Luis Azevedo (Ascom/Detran)