Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Escolas intensificam preparação para o Enem e Prova Brasil

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/10/2017 00h00

As escolas da rede estadual de ensino intensificam os preparativos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Prova Brasil. A movimentação nas escolas para preparar os alunos começou no início do ano – um esforço coletivo comum a um grande número de escolas mobilizadas pelas Unidades Regionais de Ensino (URE), no interior, e pelas unidades Seduc na Escola (USE), na Região Metropolitana.

Neste fim de semana, três escolas da rede estadual (Brigadeiro Fontenelle e Celso Malcher, em Belém; e Irmã Agnes, de Ipixuna do Pará) promoveram atividades para ampliar a preparação dos alunos que farão o exame. Além das escolas diretamente, o Projeto Pro Paz Enem esteve em Santarém, Marabá, Bragança, Rondon do Pará e Belém.

Professores comprometidos

A secretária de Educação, Ana Claudia Serruya Hage, diz que “esse movimento das escolas, independente da rotina, denota o comprometimento dos educadores com a missão de se mudar o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) paraense”.

A participação dos alunos da rede pública nesse exame é fundamental para que a meta seja alcançada. E não basta a participação: para dar conta do extenso conteúdo das provas, grande parte das escolas estaduais está promovendo os chamados aulões e simulados.

Simulados e aulões em Belém

No último dia 17, os alunos da Escola Cordeiro de Farias, em Belém, participaram de mais um simulado de Linguagens, Códigos, Ciências Humanas e Redação – conteúdos da primeira prova do exame. E, na terça-feira, 24, farão testes simulados de Matemática e Ciências da Natureza.

Ainda em Belém, a Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle, no bairro da Terra Firme, promove aulões todos os sábados desde o início do ano. A iniciativa foi uma resposta da escola ao pedido dos estudantes, abraçado pelos professores, que se disponibilizam a dar aulas de reforço aos sábados de maneira totalmente voluntária.

A 5ª Unidade Seduc na Escola (USE) também promove aulas de reforço. Na sexta-feira (19) encerrou-se um programa de dois dias de aulas no Centur com a participação de 340 alunos das escolas Justo Chermont, Rodrigues Pinagé, Deodoro de Mendonça, Ulysses Guimarães, Orlando Bitar, Vilhena Alves, Benjamim Sodré e Dr. Freitas.

Na Escola Estadual Mário Barbosa houve simulado de Português e Matemática para as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, no último dia 19, visando preparar os alunos à Prova Brasil. E a Escola Virgílio Libonati, no dia 20, ministrou aula extra de matemática também para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

Nesse sábado (21), na Escola Brigadeiro Fontenelle, houve simulado de Português e Matemática para as turmas de 9º ano. Na Escola Estadual Celso Malcher haverá simulado de Português e Matemática para as turmas de 3º ano do Ensino Médio.

No dia 24 haverá aulão de revisão de Português e Matemática para as turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Augusto Olímpio. No mesmo dia, a Escola Acácio Sobral realiza simulado para as turmas do 3º ano do Ensino Médio.

A Acatauassu Nunes é outra escola com revisão com foco na Prova Brasil e no Enem e programou atividades de reforço para o período de 24 a 31.

Os professores das 14 escolas da 12ª USE, localizadas no distrito de Icoaraci, têm realizado aulões preparatórios para o Enem. A Escola Estadual de Ensino Médio Avertano Rocha foi a primeira a organizar os eventos, que envolvem 40 professores da Seduc e de escolas particulares - todos empenhados em ampliar o conhecimento dos estudantes concluintes do Ensino Médio.

A Escola Marta Conceição, na ilha de Cotijuba, que também faz parte 12ª USE, foi outra a receber o projeto. Com um total de 664 alunos, dos quais 250 no Ensino Médio, a meta da escola é chegar à média de 3.8 do Ideb. Cerca de 50 alunos concluintes do Ensino Médio participaram das aulas extraordinárias ocorridas no sábado (30) de setembro.

Os alunos da Escola Estadual Antônio Moreira, no conjunto Paraíso dos Pássaros, em Val-de-Cans, também participarão de um aulão de Matemática e Física no próximo sábado (28).

Escolas do Interior promovem reforço

Em Santarém, a Escola Tecnológica iniciou em setembro um curso preparatório para o Enem, atendendo duas turmas com 30 alunos cada; os professores são da própria escola. O curso ocorre de segunda a sexta feira, de 14 as 18h e de 19h as 22h30. Segundo a direção da Escola, a procura foi grande, por isso os candidatos participaram de seleção que considerou, principalmente, o rendimento escolar.

No município de Ipixuna do Pará, a Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Agnes Vincquier tem realizado aulões de reforço para os alunos do Ensino Médio que vão prestar o Enem. Até agora, já ocorreram quatro aulões e mais um está programado para este domingo, 22, quando haverá aulas de Literatura e Redação.  

Propaz e Seduc somam esforço

Além das iniciativas nas USEs e URES, a Seduc mantém parceria com a Fundação Pro Paz na promoção de aulões de reforço para alunos de todo o Estado. É a soma de recursos em torno de um só motivo: ampliar o número de participantes na Prova Brasil e no Enem. A meta é preparar 27 mil alunos em 13 municípios. Em 2015 e 2016, 23 mil estudantes participaram do projeto.

O Pro Paz Enem é aberto a estudantes de escolas públicas e particulares e se destina a quem já concluiu o Ensino Médio e deseja fazer as provas do Enem. A Seduc participa do Pro Paz Enem, neste ano, com a maioria dos professores e contribui com a elaboração do material pedagógico.

Os aulões do Pro Paz Enem estão acontecendo, neste ano, nos municípios de Belém, Ananindeua, Benevides, Castanhal, Santarém, Paragominas, Parauapebas, Marabá, Breves, Soure, Abaetetuba, Bragança e Moju. As prefeituras municipais também são parceiras do programa.

Neste fim de semana, o Pro Paz foi realizado em Santarém, Marabá, Bragança, Rondon do Pará. Preparadas por professores da Seduc, as aulas são gratuitas, mas para participar delas é preciso se inscrever no site da Fundação Pro Paz (www.propaz.pa.gov.br), onde também é possível fazer o download dos cadernões 01, 02, 03 e 04 e aprofundar os estudos para o exame.

Texto: Elck Oliveira