Setur realiza seminário sobre regionalização e políticas públicas de turismo em Vigia
Evento reuniu gestores, estudantes e pesquisadores para discutir estratégias e fortalecer o turismo nos municípios da região do Salgado paraense

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) promoveu, nesta terça-feira (8), o Seminário de Regionalização e Políticas Públicas Municipais de Turismo, no município de Vigia, nordeste paraense. Voltado a gestores municipais, interlocutores e estudantes, o evento teve apoio da Prefeitura de Vigia, do Instituto Federal do Pará (IFPA), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Turismo, Cultura e Sustentabilidade da Microrregião do Salgado Paraense (GEPSAL), além da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
A programação incluiu palestras sobre temas estratégicos para o desenvolvimento do turismo regional. Entre os destaques, Cleber Gomes, interlocutor do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) da Setur, abordou o tema “Governança e representatividade: desafios e oportunidades do PRT no Pará”. Hugo Almeida, também interlocutor do programa, tratou dos critérios exigidos para inserção dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro.
A professora Jaqueline de Oliveira Pereira (IFPA) apresentou um plano de trabalho e proposta de cooperação técnica entre instituições de ensino e os municípios da região. Já o grupo GEPSAL compartilhou as linhas de pesquisa desenvolvidas em parceria com universidades e órgãos ambientais.

Um dos momentos simbólicos do evento foi o anúncio da inclusão oficial do município de Vigia no Mapa do Turismo Brasileiro. “Este seminário representa um novo ciclo de ações integradas, com foco no fortalecimento das políticas públicas de turismo a partir de iniciativas locais e da colaboração com instituições de ensino superior”, destacou Cleber Gomes.
Ele também ressaltou que a proposta de termo de cooperação protocolada junto à Setur visa desenvolver ações relacionadas à regionalização do turismo e à gestão municipal, com ênfase em estudos, pesquisas e planejamento turístico para os municípios do Salgado paraense.
Estiveram presentes no evento representantes da gestão pública de turismo de Vigia, Colares e São Caetano de Odivelas, além de secretários municipais e conselheiros da área.
Grupo de estudos e turismo em Vigia
O GEPSAL é formado por professores, doutores e mestres vinculados a projetos de extensão do IFPA e conta com a participação de pesquisadores da UEPA, ICMBio e Semas. O grupo atua em atividades técnicas e de pesquisa com foco em turismo, cultura e meio ambiente.
O município de Vigia é reconhecido por seu potencial turístico, especialmente no segmento religioso e cultural. Entre os destaques estão construções históricas como a Igreja Madre de Deus e a Igreja de Pedra do Bom Jesus, ambas do século XVIII. A cidade também realiza um dos mais antigos Círios de Nossa Senhora de Nazaré no estado e é conhecida por seu animado carnaval e balneários naturais.