Hospital da Mulher completa 1 mês e registra avanços no atendimento à saúde feminina
Foram mais de mil atendimentos, mais de 300 cirurgias realizadas, aproximadamente 850 consultas e mais de 10 mil exames

“Aqui é meu caminho quando eu venho do meu trabalho e sempre que passava aqui na frente e via a placa do Hospital da Mulher, eu ficava na expectativa de ver como seria, porque é só para mulheres, até comentei com a minha mãe: 'eu acho que já inaugurou o hospital novo'. Parece que vai ser bom”, contou a fiscal de loja, Jane de Oliveira, recém-operada de uma hérnia umbilical no Hospital da Mulher do Pará. A unidade registrou mais de mil atendimentos em menos de um mês de funcionamento.
Jane conta que passou pelo atendimento na Usina da Paz do seu bairro recebeu atendimento para realizar exames pré-operatórios e foi encaminhada para o HMPA. “Estava esperando por essa cirurgia. Na semana passada, fui orientada para vir me internar no domingo e já fiz minha cirurgia nesta segunda de manhã, (dia 7)".
"Às vezes, tem aquele pensamento de que demora procurar o atendimento pelo SUS, que vai ser complicado, vai ser demorado, mas acho que nesses últimos dois anos, o Estado tem se preocupado em dar essa cobertura, não só com relação às mulheres, mas no geral também, ofertando atendimento nas Usinas da Paz, por exemplo, que foi por onde eu consegui. Uma amiga minha disse assim: ´bora procurar pelo SUS´. E, foi assim que cheguei aqui, foi rápido com a abertura desse hospital”, avaliou a paciente.
A paciente também comenta que pretende voltar para fazer outros atendimentos no hospital e considerou fundamental o acolhimento feito às mulheres que sofrem algum tipo de violência doméstica ou sexual.
”Eu vi que tem também um espaço aqui psicológico importante, porque muitas vezes a gente vê essa falha com relação às mulheres, então a gente sabe que pode chegar aqui e contar, ter um encaminhamento para outras situações, inclusive, vi que tem urgência e emergência para mulheres que sofrem, violência doméstica, violência psicológica, enfim, eu acho muito válido”, afirmou ela.
Em 30 dias, o HMPA já registrou mais de mil atendimentos, e ultrapassou a marca de 300 cirurgias realizadas. O hospital também garantiu, aproximadamente, 850 consultas e mais de 10 mil exames laboratoriais e de imagem.
A diretora-geral do Hospital da Mulher do Pará, a médica Nelma Machado, expressa a satisfação e orgulho do trabalho realizado em um mês de atividades do Hospital da Mulher do Pará, feito por profissionais dedicados.
“Nosso compromisso é com a saúde pública e, acima de tudo, com o respeito à mulher. Estamos ampliando acessos, fortalecendo nossas linhas de cuidado e isso se reflete em um avanço importante na promoção de direitos, na atenção integral à saúde da mulher e no enfrentamento às violências. Nós seguimos firmes, felizes, com o propósito de cuidar, acolher e transformar vidas das mulheres do Pará”.
Saiba como funciona o atendimento do Hospital:
Para ser atendida no Hospital da Mulher, a paciente deve inicialmente buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou outra unidade de saúde no município onde reside, ou na região mais próxima. Além disso, as Usinas da Paz também referenciam o atendimento, por meio das consultas.
Caso um especialista identifique a necessidade de um atendimento especializado, o pedido de encaminhamento é enviado para a Central de Regulação do estado (CER), via o Sistema Estadual de Regulação (SER) que informa a disponibilidade de vaga e direciona a paciente para o local adequado.
O processo segue três etapas principais:
1. Atendimento inicial na unidade básica de saúde do município de residência;
2. Encaminhamento via Central Regional de Regulação, caso seja necessária assistência especializada;
3. Deslocamento da paciente para a unidade estadual ou conveniada onde o atendimento foi previamente agendado.
O Hospital da Mulher do Pará está localizado na avenida Gentil Bittencourt, n° 2175, no bairro de São Brás, em Belém.