Bairros do Ter Paz apresentam redução na criminalidade no primeiro trimestre de 2025
Os bairros contemplados pelo Programa Territórios pela Paz apresentam redução, e em alguns não há registro de Crimes Violentos Letais e Intencionais nos três primeiros meses de 2025
Sete bairros da Região Metropolitana de Belém, além das cidades de Parauapebas e Canaã dos Carajás, também contempladas pelo Programa de políticas públicas desenvolvido pelo Governo do Pará - Territórios pela Paz (Ter Paz), apresentaram redução de 61,96% em relação aos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), aqueles que englobam homicídio, latrocínio, feminicídio e lesão corporal seguida de morte, no primeiro trimestre de 2025. Os números são referentes ao comparativo com o mesmo período do ano de 2024.
Os dados foram apresentados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), no último dia 03, onde também apontam uma redução de 23,73% nos crimes de roubo nas áreas de atuação do Ter Paz.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, destaca as reduções e os resultados significativos realizados nos bairros contemplados com as Usinas da Paz.
“O Ter Paz é uma das principais iniciativas de políticas públicas do governo do Pará, que visa atender bairros que antes eram considerados os de maior mancha criminal na RMB. A partir de um trabalho intensificado de choque operacional e de enfrentamento à criminalidade, nós conseguimos reduzir os crimes e abrir espaço para a implantação das Usinas da Paz. Todo o trabalho vem resultando em reduções importantes, em especial, no que se refere aos crimes violentos letais intencionais e nos crimes de roubo. Os números mostram que as ações dos órgãos de segurança estão sendo desenvolvidas com sucesso nessas regiões onde antes a polícia não conseguia entrar, mas que hoje, a população é atendida e pode transitar com mais tranquilidade, confiante nas ações realizadas pela segurança pública do estado”, disse o titular da Segup.
Números
De acordo com os dados, os bairros contemplados pelo Ter Paz na RMB, obtiveram reduções significativas em relação aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). No primeiro trimestre deste ano, os índices apresentaram redução de 100% nos bairros do Bengui e Cabanagem, 50% nos bairros do Jurunas/Condor e Guamá. Em Parauapebas a redução foi de 11,8% e Canaã dos Carajás a queda no registro dos crimes foi de 60%.
Quanto ao crime de roubo, os índices também apontam redução, no bairro da Cabanagem de 23,5%, no Bengui 23,5%, Jurunas/Condor 22,1%, Guamá 22,1%, Terra Firme 34,6%, Icuí-Guajará 6,5%, Centro de Marituba 7,1% e em Parauapebas 26,5%. Os dados são referentes ao comparativo do período de 1º de janeiro a 31 de março dos anos de 2024 e 2025.
Ter Paz
O Programa iniciou suas atividades com ações de segurança pública coordenadas pela Segup, em conjunto com os demais órgãos de segurança Pública do Estado, reforçando o efetivo em sete bairros da Região Metropolitana, sendo eles: Cabanagem, Terra Firme, Jurunas/Condor, Guamá, Bengui, Icuí-Guajará, Nova União em Marituba, além das Cidades de Parauapebas e Canaã dos Carajás.
A escolha partiu da análise de mapas onde a mancha criminal apresentava altos índices de criminalidade. Nelas, por meio de ações ostensivas e preventivas, foi possível a redução, estabilizando os índices e implantando as Usinas da Paz, que contemplam ações de prevenção e serviço social às comunidades dos Bairros onde estão instaladas. Hoje, o Ter Paz é o maior programa de assistência social do Brasil.