Do Marajó para os EUA: estudantes estaduais representam o Pará em conferência internacional sobre transformação social
Os estudantes da Escola Estadual Stella Maris, em Soure, criaram um aplicativo direcionado a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Quatro estudantes e um professor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Stella Maris, em Soure, município da ilha do Marajó, viajam para Boston, nos Estados Unidos, na próxima quarta-feira (9), para representar a região Norte na "Brazil Conference at Harvard & MIT". O evento internacional reúne, nos dias 12 e 13 de abril, cientistas, tecnólogos, empreendedores, artistas, líderes comunitários e profissionais da rede pública, cujas iniciativas promovem o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e a inovação.

"É sempre muito gratificante acompanhar as conquistas dos nossos estudantes e profissionais da educação. O projeto da Escola Estadual Stella Maris é fruto de muita dedicação, criatividade e de um olhar sensível a partir de uma leitura de necessidades reais do cotidiano. É por uma educação que permite o desenvolvimento de habilidades que podem ser aplicadas na vida real, e que potencialize o projeto de vida dos nossos estudantes, que trabalhamos. Parabéns aos estudantes, ao professor Fernando Santos e à toda equipe da escola", disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.
Os estudantes estaduais foram selecionados para a conferência após vencerem o “Desafio Tack”, uma competição cultural e empreendedora para alunos do Ensino Médio de escolas públicas. Sob orientação do professor de Língua Portuguesa, José Fernando Santos, os estudantes da equipe "Nortack" desenvolveram um aplicativo direcionado às crianças, de 5 a 12 anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o “MY TEA”.
“É uma honra estar representando a região Norte. A gente participou das etapas regional e nacional e superamos todas as duas com perseverança. Nosso objetivo com o aplicativo é oferecer um ambiente interativo e inclusivo para o desenvolvimento das crianças com autismo", afirmou a estudante Ana Beatriz Saldanha, da 2ª série do Ensino Médio, da escola Stella Maris.

Dentro do aplicativo existem diversas funções, como jogos para desenvolver a fala, um gestor de rotinas, um sistema de facilitação ao acesso de profissionais especializados, como psicólogos, fonoaudiólogos, cabeleireiros e outros. “O app também conta com jogos de interação visual e tátil, músicas, historinhas e atividades que estimulam o aprendizado das crianças. Ao final de cada jogo, as crianças ganham moedinhas que podem ser trocadas por itens de personalização, como roupas para o avatar ou ajuste no design do aplicativo, tornando a experiência ainda mais envolvente”, frisou a estudante Ana Beatriz.
Outro destaque do MY TEA é o gestor de rotina, onde os pais podem configurar tarefas diárias para os filhos. Cada tarefa cumprida resulta em mais moedas, o que incentiva que as crianças cumpram suas responsabilidades com prazer.
Classificação - A equipe “Nortack” participou de duas etapas: a primeira foi a seletiva por regiões do Brasil e a segunda foi entre 10 equipes somente da região Norte. Além de Ana Beatriz, a equipe é composta pelos estudantes de Ensino Médio: Yuri Vinicius, da 1ª série; Jorge Aruã Machado Nakabayashi, da 1ª série; e Maria de Lourdes dos Passos Pereira, também da 1ª série.
Os participantes, juntamente com o professor mentor, José Fernando, foram premiados com as passagens e hospedagens para participarem da conferência nos EUA. De acordo com o professor, Fernando Santos, a seleção reflete o potencial criativo e inovador dos jovens marajoaras.
“Fomos a equipe vencedora da 7ª edição do Desafio Tack, um evento importante que é uma plataforma de transformação onde jovens de escolas públicas têm a oportunidade de desenvolver ideias inovadoras e transformar em soluções práticas. Durante essa jornada a nossa equipe enfrentou inúmeros desafios, mas trabalhamos unidos e nos fortalecemos a cada etapa. A escolha de trabalhar com crianças com TEA foi pensada por todos nós e tudo deu certinho. Foi um prazer trabalhar com essa equipe e eu estou em êxtase de tanta alegria. Quando surgiu a oportunidade de ser professor mentor da equipe, eu aceitei de imediato o desafio. Para mim, enquanto professor, é uma alegria imensa saber que meus alunos poderiam estar entre os melhores, isso é louvável. A conquista da nossa equipe é um marco para a educação do Marajó e reflete o potencial criativo e inovador dos nossos jovens e que, com esforço e determinação, eles podem ir mais longe”, enfatizou o educador.
O Desafio Tack propõe um desafio cultural empreendedor para jovens do ensino médio de escolas públicas, baseado na metodologia do programa Innovation Camp, da ONG Junior Achievement – maior organização de empreendedorismo jovem do mundo. O programa, realizado em três dias no formato on-line, é elaborado para que as equipes possam encontrar soluções inovadoras utilizando as ferramentas do Design Thinking para conciliar elementos como inclusão, cultura e tecnologia na resolução de um problema proposto.
Conferência internacional - A Brazil Conference at Harvard & MIT é um evento anual realizado desde 2015 pela comunidade brasileira de estudantes na região de Boston. O conceito surgiu, no ano de 2014, quando estudantes brasileiros de graduação fundaram um pequeno evento para celebrar os 30 anos de democracia no Brasil, mas logo ganhou destaque na imprensa, sendo apelidado de "Davos Brasileira". Desde então, o encontro busca atrair cada vez mais atenção global para o Brasil, impulsionar o desenvolvimento do país por meio da inovação, discussões impactantes e colaboração.