Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO SOCIAL

Governo do Estado lança campanha contra o capacitismo na rede estadual de ensino

O governo do Pará, por meio da Seaster, gerencia o CIIC , unidade referência na promoção de políticas públicas integradas, voltadas para a pessoa com deficiência. O espaço oferece diversos serviços gratuitos

Por Luana Taveira (SEASTER)
07/04/2025 16h52

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) lançou a campanha de combate ao capacitismo, com atuação do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), na Escola Estadual Renato Pinheiro Condurú, localizada no bairro da Maracangalha, em Belém.

A programação reuniu alunos e professores da unidade, para uma palestra educativa sobre como identificar e combater atitudes, falas e expressões capacitistas, ações estas, naturalizadas no dia a dia, mas que reforçam preconceitos contra pessoas que possuem algum tipo de deficiência. A ação também marcou as atividades alusivas ao do "Abril Azul", mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para a pedagoga Suzana Santos, responsável por ministrar a palestra, a proposta da campanha foi sensibilizar os alunos sobre o impacto de palavras e comportamentos que, mesmo inofensivos, reforçam exclusões. 

"Falamos sobre como o capacitismo se manifesta de forma sutil e estrutural, inclusive em expressões muito comuns. É fundamental que os estudantes compreendam a importância de respeitar as diferenças e de promover ambientes verdadeiramente inclusivos, começando pelas relações dentro da própria escola", pontuou a profissional.

O coordenador do CIIC, Felipe Bordalo, destacou a relevância do lançamento da campanha dentro do ambiente escolar. "Trazer esse debate para dentro das escolas é essencial para a construção de uma nova geração mais consciente. O capacitismo precisa ser combatido todos os dias, e isso se faz com informação, diálogo e atitude", afirmou o coordenador do CIIC.

Para o estudante Alex Ivan, que acompanhou a atividade, o momento foi essencial para todos. "Eu não sabia que algumas coisas que a gente fala, sem querer, são ofensivas. Agora sei que preciso prestar mais atenção e falar com mais respeito com todo mundo", comentou o estudante.

Já o professor de inglês da escola, Orivaldo Silva, reforçou o papel da escola na formação cidadã. "A presença dessa palestra aqui contribui muito para ampliar o olhar dos alunos sobre o outro. Muitas vezes, o preconceito está na falta de conhecimento, então trazer esse tipo de conteúdo é uma forma de educar para o respeito", disse Orivaldo Silva.

Inclusão

O Governo do Pará, por meio da Seaster, gerencia o CIIC , unidade referência na promoção de políticas públicas integradas, voltadas para a pessoa com deficiência. O espaço oferece diversos serviços gratuitos, como a Central de Interpretação de Libras do Pará (Cilpa), que atende pessoas surdas da capital e também do interior do Estado, um posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e atendimentos nas áreas de saúde, habitação e apoio psicossocial. 

O Centro está localizado na avenida Almirante Barroso, nº 1765, entre as travessas Angustura e Barão do Triunfo, no bairro do Marco, em Belém.

Com informações de Yuri Gran