Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇO

No Dia Mundial da Saúde, conheça o perfil do Hospital Galileu

Referência em trauma-ortopédico, unidade tem uma equipe multiprofissional que atua na reabilitação física e psicológica do paciente

Por Ascom (Governo do Pará)
07/04/2025 13h35

Para informar e sensibilizar o mundo sobre o respeito à vida, dos fatores que englobam a saúde, e dos direitos no setor, em 1948, foi instituído o "Dia Mundial da Saúde", comemorado em 7 de abril. Seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), há uma década, no Pará, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), presta atendimento à sociedade de forma humanizada, segura e assertiva, garantindo que o tratamento seja eficaz.

Integrado a rede estadual de Saúde, a unidade é referência em procedimentos operatórios nas especialidades médicas de urologia, vascular, e cirurgias reparadoras. O HPEG contempla o Programa de Cirurgia de Traqueia, reconhecido internacionalmente por devolver a esperança e reabilitar as cordas vocais, devolvendo a voz, por exemplo, além de outros significantes benefícios físicos e sociais para quem é assistido.

No entanto, o carro-chefe do Hospital Galileu é a ortopedia e alongamento ósseo, os quais somam mais de 80% do serviço ofertados na unidade para os paraenses de todas as regiões do Estado. Para se ter uma ideia, ao longo do ano passado, a unidade realizou 6.688 cirurgias e procedimentos cirúrgicos.

E quem recebeu atendimento nesse período foi Rui Hall Ferreira, de 27 anos, após sofrer um acidente de trânsito. "Após passarmos por outras unidades, viemos para o Galileu, onde ele será operado. Foi uma bênção o atendimento, a assistência. A equipe é sem igual. Ele teve depressão e ansiedade devido ao trauma, mas graças a Deus e aos profissionais, ele está melhor", comentou Sheila Cristine, mãe e acompanhante.
 
Referência

O HPEG mantém 104 leitos de internação e realiza diversas cirurgias na especialidade de ortopedia. O Galileu recebe pacientes referenciados pela Central Estadual de Regulação, conforme seu perfil de atendimento e disponibilidade de leito, para a realização de seu procedimento cirúrgico.

A unidade de saúde funciona como retaguarda às vítimas de traumas e conta com uma equipe de profissionais capacitados em devolver, a médio e longo prazo à sociedade, pacientes com a sua saúde restabelecida, sobretudo, a emocional, já que as sequelas físicas deixam traumas. A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz Gadelha, explica que dentro do rol de atendimentos à saúde do Governo do Estado, a unidade é estratégica na Metropolitana e em outras regiões.

"O Galileu mantém um atendimento especializado em traumatologia e outras especialidades diferenciadas como a cirurgia de reconstrução e alongamento ósseo. Ele também conta com uma equipe que acompanha desde a entrada do paciente com trauma no hospital, até a sua plena reabilitação, com uma equipe multiprofissional", destacou a titular da pasta.
 

Multiprofissional

Os usuários do Galileu podem contar com um tratamento especializado, o qual dialoga com diferentes áreas de atuação da saúde para tratar o paciente. Essa visão holística tem abordado uma perspectiva que considera toda a complexidade do usuário, tornando, assim, a reabilitação mais rápida e assertiva.

A unidade mantém uma equipe multidisciplinar composta por médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, odontólogos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, e demais profissionais de saúde, esses que compõem a linha de cuidados ortopédicos na unidade.

"Essa equipe se destaca não apenas pela excelência técnica, mas também pela colaboração e sinergia no cuidado ao paciente, oferecendo um atendimento humanizado e integrado, diariamente, de segunda a segunda. A nossa equipe multidisciplinar, trabalha incansavelmente para oferecer o melhor cuidado aos nossos pacientes", observou Marcus Preti, coordenador da ortopedia e diretor clínico do HPEG.
 
Satisfação

O atendimento qualificado, rende ao hospital resultados expressivos. Para se ter uma ideia, a taxa Global de Satisfação do Usuário é de 99,91%, ou seja, quase a totalidade dos serviços ofertados na Galileu, são considerados de excelência por quem é atendido no local, conforme relatos manifestados pelos usuários, tanto diretamente ao nosso setor de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), ou por meio das “caixinhas de queixas, elogios, sugestões”, estrategicamente distribuídas nas áreas principais e de maior movimento, nas dependências do hospital.

Para o administrador hospitalar, Cledes Silva, diretor Executivo do HPEG, a satisfação do paciente é resultado de um trabalho desempenhado por muitas mãos. "Ano passado, por exemplo, tivemos mais de 20 mil consultas nas especialidades médicas, sendo quase 30 mil atendimentos de fisioterapia, e 9 mil atendimentos em psicologia, sem contar em outros serviços. Isso mostra que o paraense está sendo atendido nas suas demandas de saúde pública, mas não é apenas o número dos serviços, a satisfação de nosso usuário de quase 100% nos mostra que estamos no caminho certo, e contribuem para podermos melhorar, continuamente", destacou o administrador.

Texto: Roberta Paraense