Governo do Estado executa serviços de assistência e promove qualificações em Abaetetuba
A ação concentrará atividades e atendimentos ofertados pelo governo do Estado, potencializando o acesso aos serviços essenciais, por pessoas em situação de vulnerabilidade social e também as que buscam aperfeiçoamento.

Entre os dias 7 e 11 de abril, o município de Abaetetuba, no Baixo Tocantins, receberá uma série de ações promovidas pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). A iniciativa contempla serviços nas áreas de assistência social, segurança alimentar e empregabilidade, com foco na população em situação de vulnerabilidade e pessoas em busca de qualificação profissional.
Além de Abaetetuba, municípios vizinhos também serão atendidos durante a semana. As atividades terão início nesta segunda-feira (7) e seguem até sexta-feira (11). O encerramento contará com a entrega de certificados e benefícios da ação, como carteiras para artesãos, carteiras de manipulação de alimentos e kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) destinados a associações de catadores.

Serviços e qualificações
A população poderá ter acesso à emissão de segunda via de documentos civis (como certidões de nascimento, casamento e óbito), além de capacitações voltadas a trabalhadores atendidos pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas) e pelo Programa Criança Feliz. Haverá ainda formações sobre o enfrentamento ao abuso sexual e ao trabalho infantil.
Também estão previstas oficinas de empreendedorismo para membros de associações e cooperativas, palestras sobre manipulação de alimentos e segurança alimentar, e certificação de cursos do Programa “Qualifica Pará”. Agricultores familiares poderão participar de palestras informativas sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Emprego e renda
Na área de emprego, a ação inclui captação de vagas junto ao mercado de trabalho, cadastro de empresas, emissão de carteira de trabalho digital, entrada no seguro-desemprego, consulta ao PIS e emissão de cartas de encaminhamento para entrevistas.
Para se candidatar a uma vaga, os interessados devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, carteira de habilitação (se houver), certificados de cursos (se houver), número do PIS e carteira de trabalho.

A programação também será levada, em breve, aos municípios de Santarém, Salvaterra, Breves, Castanhal e Belém.
Serviço:
Ação de Assistência, emprego e qualificação
Dia: De 07/04 a 11/04
Hora: De 8h às 17h
Local: Rua Lauro Sodré, 560, bairro Centro.