Sespa entrega carreta de saúde para reforçar atendimento às mulheres em Marabá
Ação ofereceu diversos serviços de saúde gratuitos ao longo do dia, alcançando mais de 7 mil atendimentos à população de Marabá

Nesta sexta-feira (04), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) entregou à vice-governadora do Pará, Hanna Ghassam, uma carreta de saúde que reforçou o atendimento médico durante a ação do programa “Por Todas Elas”, na Usina da Paz de Marabá. A iniciativa amplia o acesso da população feminina a serviços essenciais, como exames de mamografia, ultrassonografia e consultas especializadas.
A secretária de Saúde do Estado, Ivete Vaz, destacou o compromisso do governo estadual com a ampliação do atendimento às mulheres. “Essa carreta é mais um passo na garantia do acesso à saúde preventiva. O diagnóstico precoce salva vidas, e estamos empenhados em levar esses serviços a quem mais precisa, principalmente às mulheres que, muitas vezes, encontram barreiras para realizar exames fundamentais como a mamografia”, afirmou.

A coordenadora do programa “Saúde por Todo o Pará”, Marilda Braga, enfatizou a importância da ação para descentralizar os atendimentos. “Estamos trazendo para o interior serviços que antes ficavam concentrados na capital. Além das consultas dentro da Usina da Paz, hoje conseguimos ofertar a mamografia para a região, com o primeiro mamógrafo estadual presente em Marabá. Essa carreta é um reforço essencial para garantir acesso à saúde preventiva, não só aqui, mas em todo o estado”, explicou.
Ao longo do dia foram realizados 7.175 atendimentos, entre exames, consultas e outros procedimentos, incluindo 1.554 consultas em oftalmologia, 1.481 armações de óculos entregues e 73 intervenções. O número expressivo demonstra o alcance da ação, que ofereceu consultas com mastologista, exames preventivos e exames de imagem laudados.
A médica mastologista Patyelle Tavares ressaltou a importância da ação para a população local. “A mamografia reduz em 30% a mortalidade por câncer de mama, então é essencial que toda mulher a partir dos 40 anos faça esse exame anualmente. Aqui em Marabá, muitas mulheres não tinham acesso ao mastologista e agora, com essa iniciativa, podemos oferecer um cuidado mais próximo e especializado”, explicou.
Para Alana Carolina Pereira da Silva, de 20 anos, dona de casa, a carreta representou uma oportunidade de realizar o exame preventivo que há tempos tentava agendar. “Eu já tinha tentado várias vezes, mas sempre estava muito cheio. Agora, consegui fazer, graças a Deus”, contou.

Já Leideane da Silva, de 40 anos, que mora na zona rural de Marabá, soube da ação pela televisão e aproveitou a oportunidade. “O médico já tinha falado que eu estava na idade de fazer, então, quando soube da carreta, resolvi vir logo”, relatou.
Eidina Santos, de 35 anos, também buscou atendimento na carreta após sentir dores na mama. “A médica solicitou a ultrassonografia e, quando soube da ação aqui na Usina da Paz, vim aproveitar para fazer o exame”, disse ela, que estava acompanhada dos filhos.
Além dos atendimentos voltados à saúde da mulher, a ação contemplou consultas em diversas especialidades, como dermatologia, otorrinolaringologia, pediatria, angiologia, ortopedia, oftalmologia e clínica geral. Para Lucilene Gonçalves, de 53 anos, auxiliar administrativa, a consulta com oftalmologista trouxe alívio imediato. “Faz tempo que busco atendimento porque estou com muita dificuldade para enxergar. Aproveitei para vir aqui hoje e gostei muito da ação. Já vou sair daqui com os meus óculos em mãos, não podia ser melhor”, comemorou.

A vice-governadora Hanna Ghassam ressaltou a relevância do programa “Por Todas Elas” para fortalecer o atendimento às mulheres paraenses. “Esse projeto tem o objetivo de trazer o governo para perto da população, oferecendo serviços de saúde, cidadania e oportunidades de empreendedorismo. Aqui em Marabá, além da carreta da saúde, também estamos garantindo a emissão de documentos importantes e o acesso a crédito para que nossas mulheres possam iniciar seus próprios negócios. O governo do estado está presente porque reconhece a importância de Marabá e das mulheres dessa cidade. E amanhã, no aniversário do município, entregaremos mais um grande presente: a Policlínica, que ampliará ainda mais os atendimentos de saúde na região”, afirmou.
A ação contou com a participação de mais de 70 servidores da Sespa e equipes de diversas secretarias e órgãos do governo estadual.