Policlínica e Natea de Marabá entregues pelo Estado, neste sábado (5), vai beneficiar 16 municípios paraenses
Sespa reúne prefeitos e secretários de saúde da região para apresentar serviços que serão oferecidos e alinhar funcionamento da unidade

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou, nesta sexta-feira (4), uma reunião extraordinária com prefeitos e secretários municipais de saúde para apresentar os serviços que serão ofertados pela Policlínica de Carajás Miguel Chamon, em Marabá. A unidade será entregue neste sábado (5) e promete transformar a assistência em saúde na região.
O encontro, realizado no auditório da Câmara Municipal de Marabá, foi conduzido pelo secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde da Sespa, Sipriano Ferraz, e contou com a presença do secretário adjunto de Gestão Administrativa, Edney Pereira; o presidente da Câmara Municipal de Marabá, Ilker Moraes; o deputado Aveilton Souza, além da diretora do 11º Centro Regional de Saúde, Irlanda Sousa. O objetivo foi alinhar o fluxo de atendimento da nova unidade e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da Policlínica e do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Natea).
A Policlínica de Carajás atenderá pessoas de mais de 16 municípios da região sudeste do Pará, oferecendo uma estrutura moderna e serviços de média complexidade. A expectativa é de que a unidade realize mensalmente 7.560 atendimentos médicos, além de 34.080 exames e 275 procedimentos. Com isso, a capacidade anual da unidade será de mais de 90 mil atendimentos médicos, 408 mil exames e 3.300 procedimentos.

O secretário adjunto Sipriano Ferraz destacou o impacto positivo que a Policlínica trará para a região. "A chegada dessa unidade representa um avanço significativo para a saúde do sudeste paraense. Municípios que antes precisavam encaminhar pacientes para Belém ou outras cidades agora terão acesso a serviços especializados mais próximos de suas casas. Nosso compromisso é garantir que esse atendimento seja eficiente, humanizado e atenda às necessidades da população", afirmou.
Durante a reunião, o secretário adjunto Edney Pereira também ressaltou a importância do acesso à saúde de qualidade e do esforço coletivo para garantir um serviço eficiente e humanizado. “Nós estamos aqui para festejar o acesso e a acessibilidade. Todo gestor de saúde sonha com isso desde o primeiro dia de mandato. Quando nós falamos de rede de atenção à saúde, falamos de integração, de trabalhar em conjunto. Não adianta termos equipamentos de última geração, como os que estão sendo entregues aqui, se não tivermos uma equipe capacitada e organizada para usá-los com eficiência. Estamos falando de um dos parques tecnológicos mais modernos do país, com equipamentos escolhidos por equipes técnicas comprometidas com a qualidade do serviço”, declarou.

A unidade oferecerá consultas em especialidades como neuropediatria, pediatria e psiquiatria, além de contar com uma equipe multiprofissional composta por educadores físicos, fonoaudiólogos e psicólogos, que realizarão atendimentos individuais e em grupo. Apenas na área de atendimento multiprofissional, a previsão é de 1.800 atendimentos por mês e mais de 21 mil ao ano.

A nova Policlínica de Carajás faz parte do compromisso do Governo do Estado em descentralizar os serviços de saúde e fortalecer a rede de atendimento no interior. A unidade será inaugurada oficialmente neste sábado (5) e passa a operar imediatamente, ampliando o acesso da população a serviços médicos especializados.