Usinas da Paz promovem ação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Programação garantiu manhã de lazer e atendimentos em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no último dia 2 de abril.

A Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém, realizou nesta sexta-feira (4), uma programação especial em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no último dia 2 de abril. A festividade contou com a presença das famílias de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Durante o evento, foram realizadas brincadeiras adaptadas e rodas de conversa com especialistas, que abordaram temas como a importância do diagnóstico precoce, o respeito às diferenças e estratégias para estimular o desenvolvimento das crianças com TEA. As crianças também puderam se divertir com brincadeiras ao ar livre, piscina e na quadra poliesportiva.

Ana Isabele, de 19 anos, que frequenta atividades voltadas às pessoas com TEA na Usina da Paz, destacou a importância de seu diagnóstico e dos serviços oferecidos no complexo de cidadania do Governo do Estado.
"Estávamos tentando há um tempo um diagnóstico. Minha mãe sempre viu que eu era diferente das outras crianças. Então eu vim para a Usina da Paz e aqui pude fazer consultas. O projeto é muito importante, porque quase não temos isso em outros lugares, principalmente em locais mais pobres", disse.

A dona de casa Antônia Oliveira acompanhou a filha na programação e destacou a evolução da jovem, após o início dos tratamentos na Usina da Paz. "A convivência da minha filha melhorou muito. Depois que ela veio para a Usina ela melhorou bastante. Hoje ela faz terapia ocupacional e isso também ajudou bastante. É um projeto muito bom e eu indico para todo mundo. Estou muito feliz com os resultados dela", celebrou a mãe.

O jovem Ítalo Castro, hoje formado em publicidade e propaganda, também contou sobre como a Usina da Paz foi importante no seu processo de formação e desenvolvimento profissional. "Hoje sou formado e sigo frequentador da Usina da Paz, onde fiz várias oficinas e cursos. Eu só tenho que agradecer por tudo que a Usina nos oferece. Que o dia de hoje fique não só como um dia de celebrar sobre o autismo, mas conscientizar e informar, para criarmos ambientes mais acolhedores e inclusivos".
Projeto inclusão
Idealizado pela Usina da Paz Jurunas/Condor para o atendimento a famílias cadastradas como responsáveis ou cuidadoras de pessoas com deficiência, o projeto oferece atividades esportivas, educativas e de capacitação para estimular o aprendizado e o desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos atípicos.

Conforme a coordenadora do projeto, Rosenilde Fonseca, hoje os serviços alcançam aproximadamente 250 famílias.
"Essa troca entre a comunidade e o projeto é excelente, a gente sente que flui de uma forma bem prazerosa, dando um acolhimento, uma humanização para as crianças que chegam aqui. É um projeto que realmente faz a diferença na vida dessas famílias", concluiu.

Dia Mundial do Autismo - Para derrubar preconceitos e esclarecer as pessoas sobre esse transtorno do neurodesenvolvimento, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou, em 2017, o Dia Mundial do Autismo. A data, comemorada mundialmente em 2 de abril, tem a finalidade de conscientizar sobre os "Transtornos de Espectro Autista" – TEA e como lidar com eles.