Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

Hospital Geral de Tailândia é certificado pelo monitoramento de infecções relacionadas à assistência à saúde

A certificação concedida pela Sespa representa o compromisso dos profissionais do HGT com a segurança do paciente e a qualidade da assistência

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
04/04/2025 15h36

A Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIH) do Hospital Geral de Tailândia (HGT), na Região de Integração Tocantins, sudeste paraense, recebeu a certificação estadual sobre "Serviços de Saúde 2025", concedida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O reconhecimento confirma que a unidade de saúde manteve a regularidade na notificação de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) ao longo de 2024, contribuindo para o monitoramento e a prevenção de eventos infecciosos adversos.

"Esse certificado representa o compromisso da nossa equipe com a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada. A notificação das IRAS é uma parte essencial do nosso trabalho, pois permite acompanhar e adotar medidas eficazes na prevenção de infecções. Receber esse reconhecimento da Sespa reforça que estamos no caminho certo, e nos motiva a continuar aprimorando nossas práticas", destacou a enfermeira do CCIH, Elizana Vasconcelos.

Prevenção - Ela acrescentou que o setor mantém o foco na melhoria contínua dos processos internos e no fortalecimento das estratégias de prevenção. Além disso, expressa sua gratidão à equipe do CCIH e ao apoio do INDSH (Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano), que administra o HGT em parceria com a Sespa.

"É muito bom saber que o HGT está atento à prevenção dessas infecções. Isso, com certeza, dá mais segurança para a gente que está em tratamento no Hospital. Parabéns pelo recebimento", disse Ana Furtado, que acompanha o marido, internado da clínica médica.

A certificação recebida pelo HGT reforça a importância de um monitoramento contínuo e qualificado. Por meio de uma notificação eficiente, a unidade colabora para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes no combate a possíveis falhas assistenciais, contribuindo para um atendimento mais seguro e humanizado à população.

Legislação - No Brasil, a legislação determina que todos os hospitais mantenham um programa de controle de infecções relacionadas à assistência à saúde, conforme a Lei 9.431/1997 e a Portaria 2.616/1998. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da GVIMS/GGTES (Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde/Gerência-Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde), coordena o Programa Nacional de Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (PNPCIRAS), monitorando indicadores coletados pelas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHs).

"O reconhecimento reforça a seriedade do trabalho realizado no HGT e a importância da gestão eficiente dos processos de controle de infecção. Seguimos comprometidos em fortalecer as práticas de segurança e qualificação da assistência, sempre em alinhamento com as diretrizes sanitárias e as melhores práticas de saúde", afirmou o gerente Assistencial Milton Peixoto.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo INDSH, em parceria com a Sespa. O Hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 99395-4813.