Indígenas podem se inscrever até dia 24 em seleção para curso na Uepa
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) prorrogou até o próximo dia 24 as inscrições para o processo seletivo ao curso de Licenciatura Intercultural Indígena 2016. Podem concorrer às 150 vagas ofertadas somente candidatos indígenas que concluíram o terceiro ano do ensino médio. As inscrições são feitas nos horários de 8h ao meio-dia e de 14h às 17h nos campi da Uepa em Tucuruí, Paragominas e Santarém.
Para participar, é necessário apresentar, entre outros documentos, o formulário do processo de seleção, fornecido pela Uepa, devidamente preenchido; declaração assinada por liderança indígena ou cacique da comunidade, que comprove a ciência da inscrição do candidato; cópia da Identidade e CPF; e certificado de conclusão, histórico escolar ou declaração de conclusão do ensino médio.
O candidato com deficiência pode solicitar atendimento diferenciado, com requerimento encaminhado à Diretoria de Acesso e Avaliação da Uepa, na Reitoria, que fica na Rua do Una, bairro do Telégrafo, em Belém. O requerimento deve ser enviado, no máximo, com 30 dias de antecedência da data de início das provas. É necessário especificar as condições e recursos para acompanhamento, além do envio de atestado médico. A lista dos candidatos com inscrições homologadas será divulgada pelo site da Uepa até 14 de outubro.
A seleção tem três etapas. A primeira é a prova escrita, em que o candidato desenvolve uma redação sobre temática vinculada às questões indígenas. A segunda consiste em entrevista. O candidato é avaliado a partir das experiências relacionadas às questões indígenas, domínio da linguagem oral em língua portuguesa e em língua indígena originária. A terceira e última se trata da análise documental. O resultado final está previsto para ser divulgado em dezembro, no site da Uepa, e nos campi de Paragominas, Santarém e Tucuruí.