Sepi promove reunião de articulação sobre a Semana dos Povos Indígenas 2025
O tema deste ano será “Aldeando a COP 30” e fortalecerá os debates sobre mudanças climáticas

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi), reuniu na tarde da segunda-feira (31), o primeiro encontro entre os órgãos que irão participar da Semana dos Povos Indígenas: “Aldeando a COP 30”. O evento será realizado no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, nos dias 14, 15 e 16 de abril.
A reunião teve a participação de representantes de diversos órgãos estaduais, que dialogaram sobre as propostas de ações voltadas para a promoção cultural, cidadania, saúde e educação, no intuito de fortalecer o compromisso do governo do Pará na valorização dos povos indígenas do Estado.
“Cada órgão que participa mostra como devemos, quanto Estado, nos unir de forma integrada para fortalecer a cidadania, a educação e a cultura dos povos indígenas, principalmente pela aproximação da COP 30. A ideia é a gente juntar forças por mais políticas públicas para eles”, ressaltou Laysa Mathias, coordenadora de Planejamento e Desenvolvimento da Sepi.

Para Tatiany Peralta, da Coordenadoria Estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais (CESIPT) da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), o evento proporciona um momento de assistência à saúde e de conscientização.
“Durante a programação, vamos reforçar nossas ações com palestras, atendimentos médicos e atividades educativas, sempre respeitando as especificidades culturais. Isso demonstra o compromisso do Governo do Estado com a saúde indígena, garantindo um atendimento digno e humanizado”, destacou Tatiany Peralta.

Fomento à diversidade - A Semana dos Povos Indígenas visa promover ações e serviços, para contribuir com a garantia e acesso aos seus direitos fundamentais, sociais e a preservação de sua cultura em respeito às suas raízes e diversidade cultural, assim como a geração de renda através da comercialização de seus produtos.
A programação também vai realizar atividades educativas e qualificações que possibilitem o debate de temas relacionados à política indigenista e aos direitos sociais dos povos indígenas, em busca de participação e direito ao diálogo na Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP 30).
Cidadania, inclusão e cultura - Durante a programação estão previstas feiras de artes, apresentação de danças, espaços gastronômicos, desfile de moda indígena, mostra de cinema com produções indígenas, dentre outras atividades.

“Outro objetivo da programação é levar ações de cidadania, com ofertas de serviços de emissão de documentos, serviços de saúde, educação, previdência e assistência social. Também iremos promover um seminário da Educação Escolar Indígena e outro sobre as Caravanas Rumo à COP 30, juntamente do Ministério dos Povos Indígenas”, ressaltou.
Ao fim da programação, no dia 16 de abril, haverá uma apresentação musical no Palco dos Encantados com vários artistas paraenses.
Momento histórico - Na Semana dos Povos Indígenas de 2024, entre os dias 18 e 21 de abril, participaram cerca de 600 indígenas de 46 etnias do estado do Pará.
Foram mais de 500 documentos emitidos, além de doações de cadeiras de rodas, cestas básicas, motores para embarcação, enxovais para bebês, óculos de grau, atendimentos de saúde, em parceria com diversos órgãos do estado e com o governo federal.