Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPREGO E RENDA

Governo do Pará investe no 'Primeiro Ofício' e promove qualificação para jovens

Desde sua criação, o Programa já inseriu cerca de 3 mil jovens no mercado de trabalho e entregou mais de 100 selos de 'Empresa Cidadã'

Por Luana Taveira (SEASTER)
01/04/2025 14h26

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), promoveu nesta terça-feira (1º) uma palestra a jovens interessados em ingressar no Programa “Primeiro Ofício”. Com a abordagem do tema "Apresentação do Programa Primeiro Ofício e Orientações sobre o Mercado de Trabalho", a atividade reuniu 21 participantes, acompanhados de seus responsáveis, para discutir a temática no prédio da Seaster/Sine, no bairro de Batista Campos, em Belém.

Os participantes da palestra se inscreveram no Programa durante o "Feirão Para Elas", evento promovido pelo Governo do Pará, por meio da Seaster, com ênfase na geração de emprego e renda, especialmente para mulheres e jovens. Foram abordados temas como a importância da qualificação, direitos e deveres do jovem aprendiz e oportunidades oferecidas pelo “Primeiro Ofício”, que busca inserir jovens no mercado de trabalho por intermédio de estágios e capacitações.

Jovens e seus responsáveis participaram do evento na sede da Seaster/Sine

Inclusão - O "Primeiro Ofício" é um programa do Governo do Pará, executado pela Seaster, que atua para inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social em vagas de trabalho e aprendizagem, proporcionando qualificação e experiência profissional.

Desde sua criação, o Programa já permitiu a aproximadamente 3 mil jovens o acesso ao mercado e a certificação de mais de 100 empresas com o selo "Empresa Cidadã". O contrato de trabalho pode durar até dois anos, combinando formação teórica e prática.

Direcionamento - Micaelle Eloise Santos, 18 anos, participou da palestra e destacou a importância da atividade para compreender melhor o funcionamento do Programa e as possibilidades de ingresso no mercado formal de trabalho. Ela contou que "sempre quis conseguir um emprego, mas não sabia por onde começar. Com essa palestra, percebi que existem caminhos acessíveis para jovens como eu, e que o 'Primeiro Ofício' pode ser uma grande oportunidade para dar o primeiro passo na minha carreira".

Idelmara Santos, mãe de Micaelle, acompanhou a palestra e ressaltou a segurança que o Programa proporciona aos jovens aprendizes. "Como mãe, sempre me preocupei com as condições de trabalho que minha filha poderia encontrar. Foi muito bom ouvir sobre os direitos dos jovens aprendizes e entender que o 'Primeiro Ofício' garante que eles estejam protegidos e qualificados para crescer profissionalmente", disse Idelmara.

Autonomia - Para o titular da Seaster, Inocencio Gasparim, a ação é essencial para a geração de emprego e renda, além de viabilizar o potencial de cada jovem para o desenvolvimento do Estado. “Trabalhamos sempre para assegurar novas oportunidades de emprego a todos os que buscam a sua autonomia de renda, o que garante também seu crescimento profissional. Sem medir esforços, planejamos executar cada vez mais ações que fomentem o trabalho por todo o Pará, para que a nossa população tenha acesso a mais dignidade e bem-estar”, ressaltou o secretário.

Os interessados podem enviar seus currículos para o e-mail [email protected] e acompanhar as oportunidades oferecidas pelo "Primeiro Ofício" nos canais oficiais da Seaster. (Com informações de Yuri Granha)