Hospital Regional da Transamazônica inova acolhimento hospitalar com familiares
Projeto 'Conversa com o Usuário' tira dúvidas e fortalece a comunicação com pacientes e acompanhantes

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), referência em serviços de saúde pública na Região de Integração Xingu, no sudoeste do Pará, se destaca pelas ações de humanização no atendimento, como o acolhimento hospitalar de pacientes e acompanhantes. Essa prática, que valoriza a presença e o apoio familiar durante o tratamento, tem sido amplamente elogiada, reforçando o compromisso da instituição com um atendimento mais humanizado.
Para oferecer a melhor experiência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o hospital implementou a ação "Conversa com o Usuário". A iniciativa promove diversas estratégias para garantir um ambiente seguro, confortável e informativo para pacientes e seus acompanhantes.
"Gostei dos esclarecimentos. Sou daqui mesmo de Altamira, mas acho interessante a equipe do hospital explicar, principalmente para os pacientes das cidades vizinhas, como funciona o trabalho da unidade. Isso nos ajuda a conhecer nossos direitos e deveres, contribuindo para a rotina hospitalar dos nossos familiares e da equipe que nos atende diariamente", afirmou Ayuri Santos, que acompanha a mãe internada na Clínica Médica.

Semanalmente, pacientes e acompanhantes participam de reuniões informativas sobre protocolos de segurança do hospital, serviços oferecidos pela Equipe Multidisciplinar e orientações sobre alimentação. O diálogo claro e preciso entre profissionais e usuários ajuda a evitar falhas nos serviços de saúde.
"Sempre orientamos os acompanhantes sobre a entrada de alimentos externos no hospital. É necessária a avaliação e autorização de um nutricionista caso o paciente deseje consumir. Quando liberados, os alimentos são entregues à cozinha para serem distribuídos nos horários determinados", explicou a nutricionista Raíssa Freitas.
O Serviço de Processamento de Roupas (SPR) também integra o projeto, estendendo suas atividades à lavagem de roupas dos acompanhantes. Essa ação reforça o compromisso com a humanização e o cuidado integral com os pacientes e suas famílias, proporcionando conforto e bem-estar em um momento delicado.
"A maioria dos pacientes atendidos aqui vem de outros municípios. Então, ajudar os acompanhantes com a lavagem de roupas é uma forma de fortalecer a humanização, que é uma missão da nossa unidade. Toda a equipe da lavanderia segue um protocolo com dias e horários definidos para esse serviço, e isso é explicado durante a conversa com o usuário", destacou Rosa de Paula, supervisora do setor.

Além do SPR, outros setores, como Manutenção Predial, Segurança Patrimonial, Serviço de Higiene e Limpeza (SHL) e Coordenações de Enfermagem, também fazem parte do projeto. Essas informações ajudam os acompanhantes a saber quando e como solicitar auxílio. A iniciativa é conduzida pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que também atua como Ouvidoria do HRPT.

"Acreditamos que a informação é um direito de todos. Ao oferecer um espaço de diálogo aberto e acolhedor, esclarecemos dúvidas, reduzimos a ansiedade e promovemos uma experiência mais humanizada. Percebemos essa necessidade e criamos o 'Conversa com o Usuário' como uma oportunidade de estreitar laços e fortalecer a relação de confiança com o nosso público", ressaltou Thaís Oliveira, líder do SAU.
O HRPT é gerenciado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA). A humanização no atendimento faz parte da missão da instituição, referência para nove municípios da região sudoeste do Pará, que juntos somam mais de 500 mil habitantes.
Texto: Jonas Ribeiro / Ascom HRPT