Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
USUÁRIOS PEDIÁTRICOS

CIIR promove atividades lúdicas para conscientizar sobre alimentação saudável

Evento alusivo ao Dia da Saúde e Nutrição destacou a importância de hábitos alimentares saudáveis desde a infância

Por Ascom (Governo do Pará)
28/03/2025 13h18

Ter uma alimentação adequada e saudável é um direito básico do ser humano e fundamental para a promoção da saúde e bem-estar. Para reforçar essa conscientização, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, realizou na última quinta-feira (27) uma série de atividades lúdicas em alusão ao Dia da Saúde e Nutrição, celebrado em 31 de março, junto aos usuários e seus acompanhantes.

A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e incluída no calendário oficial do Ministério da Saúde (MS), tem como objetivo alertar sobre a importância da alimentação equilibrada na promoção da saúde.

A iniciativa foi promovida pela equipe de recreadores do setor de Arte e Cultura, em parceria com a gestão da Biblioteca Inclusiva do CIIR, com a participação de crianças de 2 a 12 anos. As atividades aconteceram na área externa da Capela e no Jardim Sensorial, onde os usuários participaram da dinâmica "Caça ao Tesouro". Nessa atividade, frutas e legumes foram escondidos e descobertos pelos participantes por meio de pistas, proporcionando uma experiência divertida e leve de aprendizado.

Além disso, houve a Contação de Histórias, conduzida pela bibliotecária Andreza Leão, e momentos de desenho e pintura. A programação foi encerrada na orla da instituição, com as crianças acompanhadas por familiares e acompanhantes.

Luã Tavares, recreador surdo do setor de Arte e Cultura, explicou sobre a proposta de oferecer esta experiência de humanização realizada. "O grupo de recreadores teve a ideia de criar uma atividade sobre nutrição e saúde. Assim, organizamos uma caça ao tesouro, espalhando frutas em vários locais, promovendo uma brincadeira interativa de perguntas e respostas com as crianças e os usuários. Após a dinâmica, realizamos uma contação de histórias em parceria com a biblioteca, despertando a curiosidade das crianças e incentivando questionamentos. Foi uma experiência divertida e enriquecedora, e pudemos ver a felicidade delas ao participarem", destacou o profissional, que é pedagogo e especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Educação Inclusiva.

A proposta da atividade esteve alinhada ao objetivo do Dia da Saúde e Nutrição, que visa fomentar práticas alimentares saudáveis desde a infância. Dados do Ministério da Saúde indicam que, no Brasil, a prevalência da obesidade infantil tem crescido nas últimas décadas, reforçando a necessidade de intervenções educativas e lúdicas para estimular o consumo de alimentos naturais e nutritivos.

Humanização – No CIIR, uma das iniciativas que contribuem para essa conscientização é o Jardim Sensorial, onde a equipe de Jardinagem cultiva frutas e hortaliças livres de agrotóxicos. Mensalmente, essas hortaliças são distribuídas para usuários, acompanhantes e familiares, incentivando uma alimentação mais saudável no dia a dia.

Aprovação – A diarista Ivone Santos, 43 anos, mãe de Rhenzo Santos, 9 anos, que há dois meses vem sendo acompanhado pelo CIIR em processo de investigação do Transtorno do Espectro Autista (TEA), destaca a importância das atividades promovidas pela instituição. Segundo ela, essas ações contribuem para o desenvolvimento das crianças, especialmente em aspectos como alimentação.

"Essas atividades são muito boas para eles, porque muitos não conseguem se expressar sobre alimentação, devido às suas limitações. Para o meu filho, está sendo bom, porque estou vendo que ele está se sentindo à vontade. Em casa, essas atividades não têm como acontecer por falta de espaço, e aqui ele tem esse ambiente adequado", afirmou Ivone.

Ela explica que esta foi a primeira vez que Rhenzo participou das atividades, pois, em visitas anteriores, elas não estavam disponíveis. "Era bom sempre ter. Foi muito bom", sugeriu. Sobre a alimentação do filho, Ivone relata que ele tem preferência por açaí no almoço e não gosta de tomar café da manhã. Além disso, evita frutas ácidas, como abacaxi e laranja, mas consome outras variedades.

Seletividade alimentar – A nutricionista do CIIR, Jéssica Ventura, destacou um dos desafios relacionados à alimentação infantil: a seletividade alimentar. Segundo a profissional, a seletividade alimentar é a recusa ou a dificuldade que a criança tem de consumir alguns tipos de alimentos, principalmente frutas, legumes ou alimentos fora da sua rotina.

“Ela pode estar relacionada a vários fatores, como sensibilidade a texturas e sabores ou experiências negativas com determinados alimentos. Por isso, é essencial que os pais e cuidadores tenham paciência e persistência, oferecendo os alimentos de maneira constante e interativa. Cantar músicas, contar histórias ou desenhar são formas de tornar a experiência alimentar mais atrativa. Além disso, o exemplo de um adulto ou de outra criança consumindo o alimento pode despertar a curiosidade e incentivar a aceitação".

Jéssica também reforçou a importância da educação alimentar desde cedo. Para ela, reconhecer alimentos saudáveis, como frutas e legumes, ajuda na formação de novos hábitos alimentares. “Além dos benefícios nutricionais, isso também estimula a interação social, o contato com a natureza e a biodiversidade. Frutas e legumes fornecem vitaminas e minerais essenciais para a nossa saúde, e incorporá-los à rotina desde a infância é fundamental para a promoção do bem-estar ao longo da vida", concluiu a nutricionista.

Ao longo dos anos, estudos apontam que uma alimentação equilibrada pode prevenir diversas doenças crônicas, como obesidade, diabetes e hipertensão. Por isso, estimular o consumo de frutas, legumes e hortaliças desde a infância é essencial para a construção de um futuro mais saudável. Pequenas mudanças nos hábitos diários podem fazer toda a diferença, e iniciativas como essa reforçam a importância da conscientização e da educação alimentar de forma acessível e divertida.

A ação realizada no CIIR reforça a importância de estimular, desde cedo, uma relação positiva com a alimentação, incentivando escolhas mais saudáveis e contribuindo para a prevenção de doenças relacionadas aos hábitos alimentares.

O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58 /59.

Texto: Tarcísio Barbosa - Ascom/CIIR