Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM SANTARÉM

Botos Cor de Rosa e Tucuxi travam batalha no lado profano da Festa do Çairé

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/09/2015 17h10

Beleza, criatividade, música, gingado, coreografia e sedução. Esses são os temperos das apresentações dos botos Cor de Rosa e Tucuxi, na noite deste sábado (19), a partir das 21h, no terceiro dia do Çairé 2015, em Alter do Chão, município de Santarém. O Festival dos Botos representa o lado profano da festividade.

Atual campeão, o boto Cor de Rosa será o primeiro a se apresentar. A agremiação levará para o Lago dos Botos o tema "Carimbó, a extravagância do Çairé". Mais de 600 brincantes, ao som do carimbó, vão contar a história do ritmo que está incorporado ao DNA paraense. Em setembro de 2014, o carimbó tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Criado no século XVII por negros africanos do nordeste do Pará e com influências indígena e ibérica, o carimbó é uma das mais tradicionais expressões culturais da região amazônica brasileira. Estevão Gomes, responsável pela criação e confecção artística do Cor de Rosa, conta que foi uma jornada intensa de trabalho. Ele adianta que os torcedores da agremiação terão surpresas durante a apresentação. "Serão oito alegorias. Que a torcida fique atenta ao ritual de apresentação do Pajé. Só o que posso dizer. Nosso trabalho chegou ao fim, mas a batalha será lá dentro do Çairódromo, nesta noite. Vamos buscar ser campões novamente ", diz.

O Tucuxi terá duas horas e meia para apresentar o tema "Encanto da Amazônia". Personagens amazônicos e lendas vão incorporar a apresentação. O boto busca acabar com uma possível sucessão de vitória do rival. Todo trabalho já foi finalizado, e as alegorias já foram levadas dos galpões dos botos para a área de concentração do Çairódromo.

Artur Góes, responsável pela criação e confecção artística do boto preto, conta que muitas cores e surpresas serão levadas para o lago dos botos. "Vamos surpreender. Todos os itens estão prontos. Muitas surpresas. Queremos levar esse título. A equipe trabalhou noite e dia para isso. Agora é fazer o show e comemorar a vitória ", afirma.

O pano de fundo da apresentação das duas agremiações é a lenda do Boto, a mais famosa da Amazônia. O ponto alto é quando o animal se transforma em homem para seduzir a cabocla mais bonita da vila e à engravida, após uma noite de amor. Sedução e muita sensualidade são os pontos fortes desse momento.

A rivalidade entre os dois botos existe desde 1999. Eles serão avaliados por três jurados que observam 16 itens: Apresentador, Cantador, Rainha do Sairé, Cabocla Borari, Curandeiro, Rainha do Artesanato, Boto Homem Encantador, Boto Animal, Rainha do Lago Verde, Carimbó, Organização do conjunto folclórico, Alegorias, Letra e música, Ritual e Torcida, Evolução e Sedução. Os jurados emitem notas de sete a dez pontos cada um. O resultado será divulgado na tarde de segunda-feira (21).

Em 2014, os botos receberam do Governo do Estado galpões que servem de sede para os ensaios e confecção de alegorias, entre outras atividades. O terreno onde os galpões foram construídos tem fácil localização. É próximo ao Çairódromo, onde ocorre a apresentação dos botos. A área tem cinco mil metros quadrados, no bairro Nova União, com 1,7 mil metros quadrados para cada boto. A estrutura tem cobertura metálica e dispõe de refeitório, cozinha, banheiros masculino e feminino e espaço para bar. A área é toda cercada com portões de ferro para garantir a segurança das alegorias.