Em seminário, Sespa avalia e atualiza ações de vacinação de alta qualidade
Evento reúne gestores e profissionais de saúde para aprimorar estratégias de imunização no Pará
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) promove, nesta quinta e sexta-feira (27 e 28), o Seminário de Avaliação e Atualização das Ações de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq). O evento reúne gestores estaduais e municipais, técnicos da área da imunização e representantes de diversas instituições para discutir estratégias e fortalecer a cobertura vacinal no Pará.
A programação inclui painéis sobre sistemas de informação, monitoramento de dados, planejamento estratégico e experiências exitosas, além de debates sobre os desafios enfrentados pelos municípios na ampliação do acesso à vacinação. Representantes dos 144 municípios paraenses participam do encontro, assim como integrantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), da Vigilância Epidemiológica, Divisão de Imunização e do Comitê Estadual das Ações de Vacinação de Alta Qualidade.

A cerimônia de abertura contou com a presença da coordenadora estadual de Imunização, Jaíra Ataíde, e de representantes do Departamento de Epidemiologia, Diretoria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) e do Cosems.

Avanços e desafios - De acordo com Jaíra Ataíde, o seminário é um espaço fundamental para avaliar os avanços e desafios da imunização no Estado. “Estamos vivenciando o segundo seminário de atualização e avaliação das ações de vacinação de alta qualidade. É um evento que envolve os centros regionais de Saúde e os municípios, na perspectiva de avaliar onde já evoluímos na cobertura vacinal, quais situações precisam ser revistas e como podemos fortalecer a relação da Atenção Primária à Saúde, por meio da Estratégia Saúde da Família e do Programa de Imunização. Esse é um trabalho integrado, que conta com a participação da assistência, da educação e de todos os atores envolvidos na promoção da vacinação de alta qualidade”, disse a coordenadora.
Monitoramento - Entre os temas abordados no primeiro dia do seminário estão a atualização do Sistema de Cadastro e Permissão de Acesso (SCPA), as novas diretrizes do Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (Sies) e o monitoramento de dados de imunização no Relatório Sisab. Também será debatido o uso do CDS off-line na cobertura vacinal do Estado, um recurso que auxilia na coleta de informações mesmo em áreas sem conectividade, garantindo a inclusão de dados no sistema de imunização.
À tarde, especialistas do Ministério da Saúde apresentarão boas práticas no registro e monitoramento das vacinas na Atenção Primária, além das mudanças na migração de dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) para a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

No segundo dia do seminário haverá mesa-redonda com especialistas da Divisão de Imunização da Sespa, discutindo os desafios enfrentados pelos municípios na gestão das informações de imunização. Também serão apresentados os planejamentos para a vacinação durante a Conferência das Partes da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre Mudanças Climáticas (COP 30), evento que acontecerá em Belém, exigindo uma ampla mobilização das equipes de saúde.

Representantes dos municípios de Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Santarém compartilharão suas experiências no planejamento e execução das estratégias locais de vacinação, destacando ações bem-sucedidas e pontos que podem ser aprimorados.
O evento também contará com palestras sobre o funcionamento do Crie Virtual (Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais), ferramenta que otimiza o atendimento a grupos prioritários na vacinação, além de discussões sobre a cadeia de frio no armazenamento de imunobiológicos e as atualizações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para 2025.
Texto: Bianca Botelho - Ascom/Sespa