Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Em seminário, Sespa avalia e atualiza ações de vacinação de alta qualidade

Evento reúne gestores e profissionais de saúde para aprimorar estratégias de imunização no Pará

Por Ascom (Governo do Pará)
27/03/2025 13h05

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) promove, nesta quinta e sexta-feira (27 e 28), o Seminário de Avaliação e Atualização das Ações de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq). O evento reúne gestores estaduais e municipais, técnicos da área da imunização e representantes de diversas instituições para discutir estratégias e fortalecer a cobertura vacinal no Pará.

A programação inclui painéis sobre sistemas de informação, monitoramento de dados, planejamento estratégico e experiências exitosas, além de debates sobre os desafios enfrentados pelos municípios na ampliação do acesso à vacinação. Representantes dos 144 municípios paraenses participam do encontro, assim como integrantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), da Vigilância Epidemiológica, Divisão de Imunização e do Comitê Estadual das Ações de Vacinação de Alta Qualidade.

Evento reuniu profissionais de saúde para discutir estratégias de coberturas vacinais no Pará

A cerimônia de abertura contou com a presença da coordenadora estadual de Imunização, Jaíra Ataíde, e de representantes do Departamento de Epidemiologia,  Diretoria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) e do Cosems.

Jaíra Ataíde, coordenadora de Imunização da Sespa

Avanços e desafios - De acordo com Jaíra Ataíde, o seminário é um espaço fundamental para avaliar os avanços e desafios da imunização no Estado. “Estamos vivenciando o segundo seminário de atualização e avaliação das ações de vacinação de alta qualidade. É um evento que envolve os centros regionais de Saúde e os municípios, na perspectiva de avaliar onde já evoluímos na cobertura vacinal, quais situações precisam ser revistas e como podemos fortalecer a relação da Atenção Primária à Saúde, por meio da Estratégia Saúde da Família e do Programa de Imunização. Esse é um trabalho integrado, que conta com a participação da assistência, da educação e de todos os atores envolvidos na promoção da vacinação de alta qualidade”, disse a coordenadora.

Monitoramento - Entre os temas abordados no primeiro dia do seminário estão a atualização do Sistema de Cadastro e Permissão de Acesso (SCPA), as novas diretrizes do Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (Sies) e o monitoramento de dados de imunização no Relatório Sisab. Também será debatido o uso do CDS off-line na cobertura vacinal do Estado, um recurso que auxilia na coleta de informações mesmo em áreas sem conectividade, garantindo a inclusão de dados no sistema de imunização.

À tarde, especialistas do Ministério da Saúde apresentarão boas práticas no registro e monitoramento das vacinas na Atenção Primária, além das mudanças na migração de dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) para a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Participantes conheceram o planejamento para vacinação durante a COP 30

No segundo dia do seminário haverá mesa-redonda com especialistas da Divisão de Imunização da Sespa, discutindo os desafios enfrentados pelos municípios na gestão das informações de imunização. Também serão apresentados os planejamentos para a vacinação durante a Conferência das Partes da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre Mudanças Climáticas (COP 30), evento que acontecerá em Belém, exigindo uma ampla mobilização das equipes de saúde.

Gestores estaduais e municipais participaram do evento

Representantes dos municípios de Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Santarém compartilharão suas experiências no planejamento e execução das estratégias locais de vacinação, destacando ações bem-sucedidas e pontos que podem ser aprimorados.

O evento também contará com palestras sobre o funcionamento do Crie Virtual (Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais), ferramenta que otimiza o atendimento a grupos prioritários na vacinação, além de discussões sobre a cadeia de frio no armazenamento de imunobiológicos e as atualizações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para 2025.

Texto: Bianca Botelho - Ascom/Sespa