Casa das artes promove roda de cinema sobre a obra do diretor brasileiro Cacá Diegues
Evento com entrada franca tem parceria com o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) também vai debater os filmes Nosferatu e Anora

A Fundação Cultural do Pará, por meio da Casa das Artes, promoverá na próxima segunda-feira, 31, mais uma edição da roda de cinema. Desta vez, o debate vai homenagear o diretor brasileiro Cacá Diegues (1940/2025).
Cacá foi roteirista, produtor, cineasta e um dos fundadores do movimento Cinema Novo. Com uma carreira que atravessou mais de cinco décadas, ele participou de diversos momentos marcantes da história do cinema brasileiro. O projeto mensal terá início às 18h30, de segunda-feira, com entrada franca.
Cacá Diegues é um dos grandes nomes do Cinema Novo, movimento que buscava uma abordagem realista e social no cinema brasileiro. Com filmes como "Bye Bye Brasil" (1979), "Xica da Silva" (1976) e "Deus é Brasileiro" (2003), o diretor consolidou sua marca ao mesclar crítica social, estética inovadora e elementos da cultura popular brasileira.

Durante a roda de conversa, serão debatidos temas recorrentes em sua filmografia, como a desigualdade, a religiosidade e a identidade nacional. Diegues faleceu no último dia 14 de fevereiro e sua obra merece ser destacada.
Debate sobre "Nosferatu" e "Anora". Após a análise da obra de Diegues, haverá um debate sobre dois filmes de estilos e gêneros distintos: "Nosferatu" de Robert Eggers - um remake do filme homônimo do diretor alemão Friedrich Murnau, de 1922 - e "Anora", de Sean Baker, vencedor de cinco oscars na última edição, inclusive melhor, direção e roteiro original. Ambos foram exibidos no Cine Líbero Luxardo na sede da Fundação Cultural do Pará.
Em “Anora”, acompanhamos a jovem stripper Anora (Mikey Madison), que trabalha em uma boate no Brooklyn. Sua rotina vira de cabeça para baixo quando ela conhece o filho de um oligarca russo, iniciando um romance intenso e improvável. Por alguns dias, ela mergulha em um conto de fadas moderno – até que a realidade brutal de seus mundos colide, ameaçando destruir a fantasia.

Já em "Nosferatu" – remake indicado ao Oscar em quatro categorias: Melhor Fotografia, Direção de Arte, Figurino e Cabelo e Maquiagem – o filme reconta a história gótica de um vampiro aterrorizante obcecado por uma mulher enigmática. Ambientado na Alemanha do século XIX, a narrativa segue o rico e misterioso Conde Orlok, uma figura sinistra cuja presença espalha o medo por onde passa.
Serviço:
Roda de Cinema em Homenagem a Carlos Diegues, com entrada gratuita
Quando: segunda-feira, 31, a partir 18h30
Onde: Casa das Artes na rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, nº 236, no bairro de Nazaré, em Belém.