Hospital de Clínicas recebe certificação da Sespa por excelência na notificação de eventos
Notificação de eventos adversos é a comunicação de um incidente ou efeito inesperado a uma autoridade reguladora, como a Anvisa

O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), referência em atendimento de média e alta complexidade no Pará, recebeu o reconhecimento da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por sua atuação na notificação de eventos adversos. A instituição conquistou o 1º lugar na categoria Hospital com Leito de UTI na premiação referente ao de 2024.
A certificação destaca a importância da notificação como ferramenta essencial para aprimorar a qualidade dos serviços prestados e reforçar a segurança do paciente. A notificação de eventos adversos é a comunicação de um incidente ou efeito inesperado a uma autoridade reguladora, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para Milena Palheta, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HC, o reconhecimento reflete o compromisso da instituição com a melhoria contínua. “O Sistema de Notificações para a Vigilância Sanitária (Notivisa) oportuniza às instituições de saúde a realização de um trabalho de notificação dos danos que poderiam ser evitados, com a melhora dos processos internos do hospital. Receber esse prêmio significa que estamos no caminho certo, tratando os eventos adversos com planos de ação para fortalecer a segurança do paciente”, afirmou Milena.

A certificação foi organizada pelas coordenações do Controle Estadual de Infecções Relacionadas à Assistência (Ceciras), do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (Nesp) e da Coordenação Estadual dos Serviços de Diálise (Cesd). O principal objetivo é valorizar as instituições que notificam regularmente eventos adversos no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (Notivisa e Limesurvey). Esse processo é essencial para o monitoramento de possíveis falhas assistenciais e para a melhoria contínua dos serviços prestados à população.
O secretário de Saúde em exercício, Edney Pereira, enfatizou que a notificação eficiente de eventos adversos desempenha um papel estratégico na gestão da saúde pública. “As notificações são essenciais porque, a partir delas, conseguimos estabelecer metas, definir protocolos clínicos e direcionar ações de saúde".
"Precisamos de notificações de qualidade, que reflitam a realidade e orientem políticas públicas eficazes. Notificar não é apenas um requisito burocrático, mas um compromisso com a melhoria contínua da assistência”, destacou o secretário.
A premiação reforça o trabalho do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna na identificação e prevenção de riscos, garantindo um atendimento mais seguro e eficiente para a população.